sexta-feira, 13 de março de 2020

Festival Taurino na Ilha Terceira a 23 de Maio.


Foi apresentado oficialmente no Bar "Etis" da Praia da Vitória, o cartel do festival taurino misto que no dia 23 de Maio se realizará na praça de toiros de Angra do Heroismo, na Ilha Terceira, organizado pelo grupo de forcados Amadores do Ramo Grande e cuja receita, reverte a favor das obras das Igrejas das Lajes e da AgualvaActuarão os cavaleiros Tiago Pamplona e João Pamplona e o matador Manuel Dias Gomes, estando as pegas a cargo dos Amadores do Ramo GrandeLidam-se toiros das ganadarias açoreanas de Rego Botelho, José Albino Fernandes e Ezequiel Rodrigues (um de cada) e três da ganadaria continental de Gregório de Oliveira.





Primeira corrida da temporada 2020 na Monumental de Santarém adiada para 26 de Abril.


No contexto actual da infecção viral causada pelo novo Coronavírus (COVID-19) e no seguimento da orientação da Direcção Geral de Saúde (DGS), a Associação Praça Maior decidiu adiar a Corrida de Toiros prevista para o próximo dia 22 de Março, e o seu reagendamento para o dia 26 de Abril de 2020, domingo, às 16h30. A associação lamenta os inconvenientes que esta decisão possa provocar aos aficionados que já tinham adquirido as suas entradas e cuja adesão estava a ser entusiástica, mas entendeu que devem seguir o princípio da precaução, agindo em consciência e preventivamente, mediante o enquadramento legal e social, e de acordo com o Plano de Contingência da Câmara Municipal de Santarém, que prevê, entre outras medidas, a suspensão das Festas de São José. Agradecem ainda a disponibilidade de todos os intervenientes que permitem manter integralmente o cartel para o próximo dia 26 de Abril.

Para mais informações por favor contacte através de: geral@pracamaior.pt | www.pracamaior.pt 

Suspenso Festival Taurino no Coliseu do Redondo.


Anunciado para 4 de Abril, a realização de um Festival Taurino no Coliseu do Redondo, a Associação Tauromáquica Redondense, informa que o mesmo ficará suspenso com o intuito de analisar se existem condições para a sua realização noutra data, uma vez que não existem datas definidas para a proibição dos espectáculos, em espaços cobertos com mais de 1000 pessoas.

Clube Taurino Povoense entregou petição contra demolição da Praça de Toiros.



O Clube Taurino Povoense continua a sua luta na defesa da Tauromaquia na Póvoa de Varzim, tendo emitido um comunicado, sobre a demolição de um património e também uma carta dirigida ao presidente da assembleia municipal, dos quais publicamos a sua transcrição:

COMUNICADO

Tem sido propósito deste Clube Taurino Povoense, criado e mantido para defender o património histórico e cultural que tem o seu expoente na existência da Praça de Toiros, um  ex-libris desta nossa cidade e concelho da Póvoa de Varzim. Nesse sentido, após as subterrâneas manobras que levaram já a decisão do Tribunal considerar ilegais as proibições de impedir a realização de espectáculos, este Clube entregou ao Senhor Presidente da Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim, uma Petição Pública que recolheu 12.272, cuja primeira página aqui anexamos, acompanhada de uma carta, que também aqui anexamos, e para os quais pedimos a devida divulgação.

Certos de que o processo apresentado como de requalificação da Praça de Toiros da Póvoa, tem um percurso com um fim pouco transparente, este Clube Taurino, vai continuar a pugnar pela preservação da verdade e respeito pelo património histórico e cultural que os seus fundadores, Poveiros, deixaram como herança.

Com os cordiais cumprimentos,

Pelo Clube Taurino Povoense
Rui Porto Maia

Póvoa de Varzim, 12 de Março de 2020



CARTA


Exmo. Senhor
Presidente da
Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim
Praça do Almada
4490 – Póvoa de Varzim

Póvoa de Varzim, 03 Março de 2020

Assunto: - Entrega de assinaturas recolhidas online

Senhor Presidente

É na qualidade de responsáveis associativos pela preservação da memória histórica da Cultura Tauromáquica que sempre a nossa Cidade e Concelho acarinhou e desfrutou, que lhe fazemos depositário, para os devidos efeitos, das assinaturas recolhidas online, aqui juntas.

Na nossa Póvoa do Mar, em momento de devaneio político, perante a ameaça de desconfigurar a Praça de Touros, Património histórico e na memória da Póvoa, um grupo de Poveiros para defenderem, pugnando pelo Direito à Liberdade de escolha, e respeito por uma Tradição, Uso e Costume na vida desta nossa gente, uniram esforços, e criaram este Clube Taurino Povoense.

As 12.272 assinaturas recolhidas em Petição online que aqui juntamos, mais não é que um sinal de indignação e repulsa, um alerta, um sinal de alarme, pelos soezes ataques, despudoradas mentiras e impensável ignorância, comportamentos, que levaram uma maioria dos representantes politicio/partidários de diferentes quadrantes, com assento na Assembleia Municipal que V.Exa. Preside, a votarem uma decisão que atenta contra a Liberdade e o Gosto da maioria dos Poveiros, e não só.

Ataque, que o tribunal já confirmou ser ilegal e até inconstitucional. Um golpe de mão, executado à traição, sempre escondido dos Poveiros nas declarações públicas antes das eleições. Muito pelo contrário. Na altura da captação de votos, era até renegada a ideia, sendo este classificado histórico Património Municipal até apontado como, “uma mais valia na animação turística”, uma “referência no panorama tauromáquico nacional e internacional”.

Senhor Presidente, como homem de bom gosto, amante da Arte e da Cultura, responsável máximo pelo Poder Local na Póvoa de Varzim, que tanto amamos, pedimos que haja como Provedor da Liberdade. Liberdade e Memória histórica e cultural da Póvoa e dos Poveiros.

Com os melhores cumprimentos,
Pelo Clube Taurino Povoense
Rui Porto Maia


Gala do Moço de Forcado na Arena D´Évora cancelada.


Espanha: Feiras Taurinas de Valencia e Castellón adiadas.





México: Aguascalientes - imagens da terceira novilhada da temporada da praça de toiros de San Marcos.

México: Guadalajara - Castella abre porta grande.


Corrida de toiros em Montemor dia 30 de Maio.



A empresa Bússola Novidade, através da sua marca “Gaspar” anuncia para o dia 30 de Maio uma corrida de toiros em Montemor-o-Novo. Segundo a organização nesta corrida será prestada homenagem ao cavaleiro Paulo Caetano, que este ano celebra os 40 anos de alternativa. Certas estão já as presenças dos cavaleiros João Moura Caetano, Luís Rouxinol Jr. e os praticantes Ricardo Cravidão e Joaquim Brito Paes, estando ainda por divulgar o restante cartel. Sabe-se ainda que nesta corrida serão lidados toiros de Paulo Caetano.

domingo, 8 de março de 2020

A cavaleira portuguesa Ana Rita e o canal Telemadrid, foram premiados em Íscar(Espanha).


A cavaleira portuguesa Ana Rita recebeu na passada sexta-feira o prémio para para o triunfador da Feira Taurina de Iscar 2019 outorgado pelo Ayuntamiento local. Foi também entregue também uma menção especial ao canal televisivo Telemadrid, recolhido pelo periodista Sixto Naranjo.



França: Ganadaria "Palha" na Feira da Ascenção de Àles.


Domingo 24 de Maio (17h00): corrida de competencia. 2 toiros do Marquês d’Albaserrada, 2 toiros de Palha e 2 toiros de Blohorn para os matadores de toiros Albert Lamelas e  Maxime Solera, mano a mano.





Faenas para a historia: Valencia 28 de Julho 1993 - Maestro Dámaso Gonzalez indulta "Gitanito" da ganadaria de "Torrestrella.


Vila Franca de Xira, 29 de Março: Palha Blanco comemora os 50 anos da sua Banda!



Santarém, 22 de Março, corrida de máxima expectativa!





Na Chamusca a 28 de Março, grandioso festival taurino misto de homenagem a um toureiro de época!



Corridas de toiros regressam a Porto de Mós.


A localidade de Porto de Mós terá no dia 5 de Julho, uma corrida de toiros, inserida nas Festas de São Pedro, promovida pelo empresário José Gonçalves. O cartel será de três cavaleiros e três grupos de forcados, encontrando-se neste momento o empresário a confeccionar o cartel


José Tomás 2 tardes em Nimes quando celebra 25 anos de alternativa esta temporada.


O empresário Simón Casas anunciou na passada sexta-feira, a contratação do matador de toiros José Tomás, para o Coliseu de Nimes, onde actuará em duas corridas, no ano em que celebra os seus 25 anos de alternativa. Ambas as corridas serão mistas e nelas José Tomás irá lidar 2 toiros em cada. As presenças de José Tomás, estão agendadas para os dias 31 de Maio e 20 de Setembro. A 31 de Maio, José Tomás irá alternar com Pablo Hermoso de Mendoza e a 20 de Setembro, será a vez do matador de toiros de Galapagar alternar com a rejoneadora francesa Lea Vicens. Por conhecer estão para já as ganadarias a lidar em ambas as corridas.



Próximo fim de semana há Festival Taurino na Moita do Ribatejo.




Inspiração arte e toureria ontem em Olivença

Ferrera
Ponce

"Juli"

                                                                                                Fotos D.R.

México: Aguascalientes - resumo da segunda novilhada de Feira.