sexta-feira, 13 de março de 2020

Clube Taurino Povoense entregou petição contra demolição da Praça de Toiros.



O Clube Taurino Povoense continua a sua luta na defesa da Tauromaquia na Póvoa de Varzim, tendo emitido um comunicado, sobre a demolição de um património e também uma carta dirigida ao presidente da assembleia municipal, dos quais publicamos a sua transcrição:

COMUNICADO

Tem sido propósito deste Clube Taurino Povoense, criado e mantido para defender o património histórico e cultural que tem o seu expoente na existência da Praça de Toiros, um  ex-libris desta nossa cidade e concelho da Póvoa de Varzim. Nesse sentido, após as subterrâneas manobras que levaram já a decisão do Tribunal considerar ilegais as proibições de impedir a realização de espectáculos, este Clube entregou ao Senhor Presidente da Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim, uma Petição Pública que recolheu 12.272, cuja primeira página aqui anexamos, acompanhada de uma carta, que também aqui anexamos, e para os quais pedimos a devida divulgação.

Certos de que o processo apresentado como de requalificação da Praça de Toiros da Póvoa, tem um percurso com um fim pouco transparente, este Clube Taurino, vai continuar a pugnar pela preservação da verdade e respeito pelo património histórico e cultural que os seus fundadores, Poveiros, deixaram como herança.

Com os cordiais cumprimentos,

Pelo Clube Taurino Povoense
Rui Porto Maia

Póvoa de Varzim, 12 de Março de 2020



CARTA


Exmo. Senhor
Presidente da
Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim
Praça do Almada
4490 – Póvoa de Varzim

Póvoa de Varzim, 03 Março de 2020

Assunto: - Entrega de assinaturas recolhidas online

Senhor Presidente

É na qualidade de responsáveis associativos pela preservação da memória histórica da Cultura Tauromáquica que sempre a nossa Cidade e Concelho acarinhou e desfrutou, que lhe fazemos depositário, para os devidos efeitos, das assinaturas recolhidas online, aqui juntas.

Na nossa Póvoa do Mar, em momento de devaneio político, perante a ameaça de desconfigurar a Praça de Touros, Património histórico e na memória da Póvoa, um grupo de Poveiros para defenderem, pugnando pelo Direito à Liberdade de escolha, e respeito por uma Tradição, Uso e Costume na vida desta nossa gente, uniram esforços, e criaram este Clube Taurino Povoense.

As 12.272 assinaturas recolhidas em Petição online que aqui juntamos, mais não é que um sinal de indignação e repulsa, um alerta, um sinal de alarme, pelos soezes ataques, despudoradas mentiras e impensável ignorância, comportamentos, que levaram uma maioria dos representantes politicio/partidários de diferentes quadrantes, com assento na Assembleia Municipal que V.Exa. Preside, a votarem uma decisão que atenta contra a Liberdade e o Gosto da maioria dos Poveiros, e não só.

Ataque, que o tribunal já confirmou ser ilegal e até inconstitucional. Um golpe de mão, executado à traição, sempre escondido dos Poveiros nas declarações públicas antes das eleições. Muito pelo contrário. Na altura da captação de votos, era até renegada a ideia, sendo este classificado histórico Património Municipal até apontado como, “uma mais valia na animação turística”, uma “referência no panorama tauromáquico nacional e internacional”.

Senhor Presidente, como homem de bom gosto, amante da Arte e da Cultura, responsável máximo pelo Poder Local na Póvoa de Varzim, que tanto amamos, pedimos que haja como Provedor da Liberdade. Liberdade e Memória histórica e cultural da Póvoa e dos Poveiros.

Com os melhores cumprimentos,
Pelo Clube Taurino Povoense
Rui Porto Maia