sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Voltas e... voltaretas.

Esta rubrica que iniciá-mos chamada de "voltas e... voltaretas" pretende apenas espelhar a coragem, discernimento e honra pela jaqueta que envergam e o grupo que representam. Pegar um toiro não e apenas pôr-se diante dele, bater-lhe as palmas e fechar-se na cara. Não. Nem sempre as pegas são consumadas. Então a dureza e perigosidade dos derrotes e colhidas são para verdadeiros destemidos.













quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

México: Praça México - corrida mista - Adame sai em ombros pela Porta Grande.



Eis o cartaz do Festival Taurino na Chamusca.



A Praça de Toiros da Chamusca, que comemora o seu centenário este ano, recebe, dia 6 de Abril, o Festival misto de Beneficência, em prol da Santa Casa da Misericórdia.  O Festival taurino conta com duas lides a duo entre António Ribeiro Telles e António Ribeiro Telles filho, que vão dividir o mesmo toiro na lide a cavalo. Quem também compõe o cartel, acompanhado do seu filho é João Salgueiro, que volta às corridas, em prol do festival de beneficência, ao lado de João Salgueiro da Costa. No toureio a pé estarão em praça, os matadores espanhóis  Francisco Rivera Ordóñez “Paquirri”. “Morante de la Puebla” e Manuel Jesus “El Cid” completando a lide a pé, um bezerrista natural da Golegã. Os seis novilhos, gentilmente cedidos por várias ganadarias, vão ser pegados pelos Grupos de Forcados da Terra, Amadores da Chamusca e Aposento da Chamusca. O dinheiro angariado nesta corrida reverte a favor da Santa Casa da Misericórdia da Chamusca e os bilhetes já podem ser reservados, através do número 249 769 080.

Matador de toiros português Joaquim Ribeiro "Cuqui" tem actuação inesperada no México e corta duas orelhas.


O matador de toiros Joaquim Ribeiro “Cuqui” obteve destacado triunfo no México, com uma actuação inesperada e diferente. Tudo aconteceu na praça de Tezontepec De Adalma, onde decorria um Festival que contava com a presença dos cavaleiros mexicanos José Funtanet e Fauro Aloi, e dos novilheiros Luís Gallardo e Mirafuentes de Anda. No entanto o novilheiro mexicano Luis Gallardo ao receber o seu toiro de capote, sofreu uma aparatosa cornada contra as tábuas, que o impediu de continuar a faena. Ao matador de toiros português, que se encontrava na trincheira da praça a acompanhar os seus amigos José Funtanet e Fauro Aloi, foi-lhe proposto dar lide e morte ao novilho do companheiro. O que aconteceu perante admiração do público por tal detalhe, com Cuqui, vestido à civil, a realizar uma excelente faena ao novilho, ao qual cortou as duas orelhas  Os novilhos pertenceram todos a ganaderia de San António de Triana.

Parreirita Cigano com renova quadra para a Temporada 2019.


O cavaleiro Parreirita Cigano pretende em 2019 ter uma participação mais activa nas arenas, e para isso conta com o novo apoderado, Ludgero Gouveia, e uma quadra de cavalos renovada. Além disso, no próximo domingo, dia 10 de Março pelas 15 horas, na Praça de Toiros do Cartaxo, o jovem irá receber a imprensa e demais aficionados, para um treino publico em que estarão os cavaleiros Parreirita Cigano e Manuel Oliveira, assim como o Grupo de Forcados Amadores do Cartaxo.


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Telles, Rouxinol e Palha em Salvaterra de Magos.


Praça de Toiros de Salvaterra de Magos, abrirá portas dia 11 de Maio, para a realização de uma corrida de toiros concurso de ganadarias. Serão lidados toiros das divisas de Fernandes de Castro, Mário e Herdeiros de Manuel Vinhas, Canas Vigouroux, António Silva, Veiga Teixeira e Prudêncio. Cavaleiros: António Ribeiro Telles, Luís Rouxinol e Francisco Palha. Ainda por designar os dois grupos de forcados.

México: Praça México - temporada grande: matadores saem pela Porta Grande.



Palha, Rouxinol e Prates Domingo de Páscoa em S. Manços.


Está completo o cartel do Domingo de Páscoa em São Manços. Corrida Concurso de Ganadarias com toiros de Palha, Veiga Teixeira, Fernandes de Castro, Passanha, Pégoras, Canas Vigouroux. Actuarão três cavaleiros da nova vaga: Francisco Palha, Luís Rouxinol Jr. e o praticante António Prates. Pegam os Forcados Amadores de São Manços, Real Grupo Forcados Amadores de Moura e Amadores de Beja.

Divulgado cartel do Festival Taurino da Rádio Campanário.


Foi através de um comunicado enviado às redacções, que a Rádio Campanário anunciou o cartel do seu festival Taurino, inicialmente agendado para o dia 10 de Março, mas anunciado agora para o dia 16, no Coliseu de Redondo. Em praça irão estar os cavaleiros António Telles, Ana Batista, o rejoneador Leonardo Hernandez, João Maria Branco e os matadores Finito de Córdoba e Ginés Marin. As pegas estarão a cargo dos Amadores de Montemor e Redondo, numa tarde em que se irão lidar novilhos/toiros de diversas ganadarias ainda por designar.

Voltas e... voltaretas.















terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

16 e 17 de Março: fim de semana para Aficionados Práticos.


 Decorrerá no fim-de-semana de 16 e 17 de Março, em Elvas e Santa Eulália, um curso do «Club Aficionados Prácticos», cujo professor será o maestro Eduardo Dávila Miura. O curso vai contemplar aulas teóricas e práticas de toureio de salão, adequadas aos diferentes níveis de conhecimentos dos participantes (iniciantes ou aperfeiçoamento), passando pelos diferentes tércios: capote, bandarilhas e muleta. Terminará com um tentadero a ser realizado na ganadaria do Dr. Ortigão Costa. Mais informações através do email aficionadospracticos@gmail.com ou através do site www.clubeaficcionadospracticos.es 

Feitas admissões de Reprodutores do Cavalo Luso-Árabe.



A Associação do Cavalo de Raça Luso-Árabe (ACRLA), com sede no concelho de Coruche e que conta já com mais de uma centena de associados (em Portugal e Espanha), dedicou mais um dia ao Cavalo Luso Árabe com a admissão conjunta de Reprodutores, com a Direção Geral de Agricultura e Veterinária (DGAV), para o Livro Anexo. Decorreu no passado dia 31 de Janeiro a Admissão de Reprodutores, onde foram aprovados animais de muita qualidade para esta nobre raça que tem vindo a ganhar cada vez mais notoriedade e adeptos, a nível nacional e mesmo internacional, pelas suas características e potencialidades, destacando-se a sua flexibilidade, generosidade e versatilidade.A Comissão Técnica da Admissão de Reprodutores foi constituída pela Dra Alexandra Fernandes (Chefe do Gabinete de Recursos Genéticos Animais da DGAV) e pelo Dr Mário Barbosa (Técnico Superior do Gabinete de Recursos Genéticos da DGAV) conjuntamente com a Comissão Técnica da ACRLA, constituída pela Engª. Maria Lopes Aleixo e pelo Dr. Ricardo Agrícola, que tiveram o cuidado de fazer uma seleção previa dos animais propostos, apresentando para aprovação um conjunto de animais de grande qualidade, alguns deles já em destaque no toureio, como é o caso dos cavalos FAVORITO, propriedade do cavaleiro António Ribeiro Telles e H-QUIEBRO, propriedade do cavaleiro Rui Fernandes. O Presidente da Associação – Alexandre Castilho, destaca o quão gratificante é ver os resultados de um trabalho que tem vindo a ser feito pelos Técnicos da Associação com o apoio incondicional dos seus associados, focando que "todo este empenho e dedicação tem sido sem dúvida fundamental para este projeto com grande futuro para Portugal e Espanha, estando a ser feito um excelente trabalho em prol do apuramento da raça”.





Ecuextre e Feira Nacional do Cavalo assinaram protocolo.



O Ayuntamiento de Badajoz, através da FeriaBadajoz - IFEBA, e a Câmara Municipal de Golegã, estabeleceram hoje um protocolo de colaboração, com o interesse comum das suas feiras que promovem o cavalo. Assim, o alcaide de Badajoz, Francisco Javier Fragoso e Presidente da Câmara Municipal de Golegã, José Tavares Veiga Silva Maltez, assinaram o acordo que manifesta a cooperação entre os dois países, beneficiando ambas as feiras da sua actividade económica, cultural, turística e de desenvolvimento comercial. A Ecuextre, Feria del Caballo y el Toro, acontece em Badajoz no mês de Junho, e conta com concursos de diferentes raças puras, a presença de importantes coudelarias, compradores internacionais, vários expositores. Por sua vez, a Feira Nacional do Cavalo na Golegã, sempre no início de Novembro, é considerada a mais importante feira do cavalo Lusitano, com várias competições, desfiles de ginetes, expositores de comerciantes, compradores e coudeleiros, Com este acordo, haverá agora um intercâmbio de interesses e actividades entre os dois países e o mundo dos cavalos.


Corrida da Ovibeja a 27 de Abril.


José Maria Charraz, antigo cabo do Grupo de Forcados Amadores de Beja, é o organizador da corrida integrada da importante feira Ovibeja. O espectáculo integrado no maior e mais importante certame do sector agro-pecuário alentejano, terá lugar no dia 27 de Abril, não sendo no entanto ainda conhecido o cartel. A trigésima sexta edição da Ovibeja 2019 vai decorrer entre os dias 24 e 28 de Abril.


Em Montemor a 4 de Maio lidam-se toiros "Palha".


Na Praça de Toiros de Montemor vai realizar-se no próximo dia 4 de Maio, a edição 2019 da Corrida de Toiros da Barra d’Ouro. Depois de anunciados os toiros da ganadaria Palha, que serão pegados pelos Grupos de Forcados Amadores de Santarém e Montemor, que irão disputar o troféu a atribuir ao melhor grupo em praça. Quanto aos cavaleiros o cartel será composto por João Moura, António Ribeiro TellesLuís Rouxinol.

NB de Fevereiro dedicada ao Maestro Joaquim Bastinhas e a Emílio de Jesus.




Telles, Fernandes e Pinto na primeira do Campo Pequeno.



Dia 16 de Fevereiro tem lugar o V Jantar de entrega de troféus do site "Porta dos Sustos" este ano em Estremoz.



México: ValQuirico - corrida rejoneio - Diego Ventura, Pedro Louceiro, Santiago Zendejas e Paco Velasquez.


México: Juriquilla - Diego Ventura, Arturo Saldivar, Santiago Zendejas e Roca Rey.


Clube Taurino Vilafranquense promove Jantar/Tertúlia com António Telles a 16 de Fevereiro.


Elenco português em Aracena dia 28 de Fevereiro: João M. Caetano, Ana Rita e a ganadaria "Dias Coutinho".