quinta-feira, 23 de junho de 2016

Dia 26 de Junho realiza-se na Granja uma demonstração de pegas.


O Grupo de Forcados Amadores de Bencatel participa no dia 26 de Junho na Granja numa demonstração de pegas. Serão largadas 3 vacas para demonstração, 1 bezerro para os mais novos e ainda 1 vaca também para os mais afoitos.  Serão lidadas reses do Eng.Luís Rocha O evento é uma organização da Associação Equestre Granja "Os Amigos do Cavalo".

O cartaz da Corrida de Toiros para 5 de Agosto em Beja.


22 de Julho há variedades taurinas nas Alcáçovas.


Integrada na Feira do chocalho, realiza-se no dia 22 de Julho, pelas 22 horas, um espectáculo de Variedades Taurinas organizado pela Associação Tauromáquica Alcaçovense.

Alguns dos toiros apartados para as Sanjoaninas.








A corrida do S. Pedro em Évora.



No próximo dia 29 de Junho, pelas 21h30, a Arena D’Evora recebe a tradicional corrida de S. Pedro. No cartel uma novidade: Pablo Hermoso de Mendoza toureia em Évora, acompanhado por João Moura e João Telles jr. Lidam-se toiros de "Passanha, que serão pegados pelo Grupo Forcados Amadores de Évora em solitário.


Capa do "Olé" hoje à venda.


quarta-feira, 22 de junho de 2016

O curro de "Passanha" apartado para a corrida "Pimel16" em Alcácer do Sal.









XXVII Semana da Cultura Tauromáquica em Vila Franca de Xira tem inicio sábado 25 de Junho.


De 25 (sábado) a 30 de junho decorre, em Vila Franca de Xira, a XXVII Semana da Cultura Tauromáquica, organizada pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

A iniciativa, que antecede a grande festa popular do Colete Encarnado, pretende dar enfase às várias vertentes desta Cultura, de origem ancestral na região e que constitui um dos pontos fortes da identidade do Município de Vila Franca de Xira.

Seguindo o ciclo de homenagens que a Câmara Municipal vem realizando desde 2014 às grandes figuras do toureio vila-franquense, nesta edição o distinguido será José Júlio, um dos maiores nomes portugueses nesta arte.

Para o efeito, está a ser preparada uma grande exposição em sua homenagem, no Celeiro da Patriarcal, que terá por título “É de Vila Franca e chama-se José Júlio”. É inaugurada no dia 25, pelas 18h30, ficando patente até 9 de outubro. Será também lançado um livro sobre a sua vida e percurso artístico, no dia 27 de junho, pelas 21h30, no âmbito do primeiro colóquio inserido na exposição, que terá por tema “José Júlio – Vida e Tauromaquia”.
Ao todo serão três colóquios (os restantes têm por temas: “José Júlio e os Toiros de Miura” e “O Toureio antes e depois de José Júlio”) que reúnem a participação de personalidades renomadas dentro e fora do meio tauromáquico, de Portugal e Espanha, que, com a sua presença, vêm reforçar a importância desta expressão cultural. 

A restante programação é intensa e variada, incluindo um Peddy-paper; um Treino de Forcados aberto ao público, uma Novilhada com a Escola de Toureio José Falcão de entrada livre, uma Gala Equestre; uma ida ao campo para conhecer os toiros das Esperas do Colete Encarnado; a apresentação de tertúlias do Concelho no Jardim Municipal e a abertura de alguns destes espaços ao público, ao longo da Semana.
Uma das novidades desta edição é o “Carréton Taurino” - uma atividade dirigida ao público infantil, que proporcionará momentos de brincadeira para os mais novos, nalgumas ruas da cidade. Com ela vai-se ao encontro de algumas das iniciativas espontâneas do género levadas a cabo pelos mais jovens, contribuindo para a promoção das tradições locais.



Goyesca no Campo Pequeno um espectáculo com um carisma muito singular.

No próximo dia 30 de Junho seremos reconduzidos ao ambiente das corridas de toiros na Espanha dos anos da transição do século XVIII para o século XIX. Para além de uma das grandes figuras do toureio da actualidade, o matador de toiros ”Morante de la Puebla”, que irá lidar quatro toiros de Zalduendo, o Campo Pequeno conta também com a actuação de uma das maiores figuras do “Cante Flamenco” dos nossos dias: Diego “El Cigala”. Raul Ramirez executará o “Salto da Garrocha”, porventura a estampa mais conhecida das “Tauromaquias de Goya”.


Pedrito de Portugal foi colhido num tentadero da ganadaria Paulino da Cunha e Silva.


O matador de toiros Pedrito de Portugal, foi ontem colhido com alguma gravidade quando lidava um toiro de 5 anos no tentadero da  Ganadaria de Paulino da Cunha e Silva. Entretanto o seu apoderado Mauricio do Vale divulgou a seguinte informação:

"Às 00h30 de hoje, o matador "Pedrito de Portugal" está no bloco operatório do Hospital dos Sams (em protocolo com o Fundo de Assistência dos Toureiros), a ser submetido a exploração cirúrgica, com anestesia, para definição completa, e após TAC, do alcance das lesões sofridas na tenta da ganadaria de Paulino da Cunha e Silva. Após tentar quatro novilhas, "Pedrito" lidou um toiro de 5 anos, desfrutando muitíssimo e, no final da excelente faena, recreando-se entre adornos e arrimados desplantes, foi empitonado, resultando extensa ferida numa nádega, junto ao ânus, com hemorragia e suspeita de perfuração.
O Dr. Quiroga fez saber que se prevê internamento de três dias e quinze dias de repouso, a fim de debelar provável infecção, dada a zona atingida. Tudo dependendo do que resulte do bloco operatório.
Na Tenta de novilhas participaram também o matador espanhol Jesus Duque e o novilheiro lusitano Diogo Miguel Peseiro, os bandarilheiros Pedro Gonçalves e Luís Miguel Gonçalves, bem como o picador Simão Neves.
Resultados positivos para o ganadeiro, em magnífica tarde, só ensombrada pela complicada e dolorosa colhida de "Pedrito de Portugal".

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Faleceu Mestre David Ribeiro Telles.



Perdemos um toureiro, um ganadero, mas acima de tudo um senhor. Um homem que ninguém ousará ocupar o seu lugar, face á sua grandeza de sentimentos e simplicidade  na postura de vida. A tauromaquia mas não só, também a sociedade em geral, vê partir uma FIGURA. A equipa do arenascom envia as suas condolências a toda a família Ribeiro Telles. 

Istres tarde triunfal de Enrique Ponce.

Tarde histórica do matador de toiros  Enrique Ponce ontem em Istres (França), onde se encerrou com três toiros de Juan Pedro Domecq (o terceiro, de nome "Navegante", premiado com volta ao ruedo) e três de Nuñez del Cuvillo, tendo indultado o lidado em quarto lugar, de nome "Esparraguero. No total, Enrique Ponce cortou 8 orelhas e 2 rabos: uma orelha no primeiro, outra no segundo, duas orelhas e rabo no terceiro hastado, duas orelhas e rabo simbólicos no quarto toiro que indultou. uma orelha no quinto e outra no sexto.tendo saído em ombros. Surpresa quando o diestro toureou os dois últimos toiros envergando um smoking. 


Gala dos 45 anos do Grupo Forcados Amadores de Coruche.


Dia 25 de Junho, no salão nobre da Quinta Grande-Coruche, vai realizar-se o jantar de gala de comemoração do 45º aniversário do G. F. Amadores de Coruche. Será também entregue o prémio "António Roberto", que homenageia aqueles que, por gestos altruístas, se destacaram no apoio ao Grupo permitindo que este continue a fazer aquilo que melhor faz: elevar a imagem do Forcado Amador. Será uma noite muito especial, onde se reviverão momentos da história do Grupo que enriqueceram e marcaram a evolução da tauromaquia e do forcado amador nos últimos 45 anos. A gala terá várias partes, começando às 20h30min com um cocktail de recepção aos convidados, seguindo-se o jantar às 21h30min. Pelas 22h30min a fadista Coruchense, Beatriz Felizardo cantará  alguns fados do seu repertório e às 23h proceder-se-á à entrega do prémio António Roberto.

Antonio João Ferreira sem sorte na corrida realizada na praça de toiros francesa de Air Sur l´Adour.


O matador de toiros António João Ferreira toureou ontem em França, na praça de toiros de Air Sur L ´Adour. O diestro português não cortou troféus, tendo sido silenciado nos dois toiros. António João Ferreira alternou com os matadores espanhóis Luis Miguel Encabo, também silencio em ambos os toiros e Alberto Lamelas ovação e silêncio. Lidaram-se toiros de Juan Luis Fraile (2) e Palha (4).

Mano-a-mano Miguel Moura/Ginés Cartagena, em Medina de Rioseco (Espanha).


O Ayuntamiento de Medina de Rio Seco e a Associação Cultural Riosecana apresentaram o programa dos festejos que se celebrarão na localidade vallisoletana e que se compõem de uma corrida de rejoneo, um concurso de recortes, uma bezerrada de beneficência, cinco encierros, capeas e encierros infantis.  Estas festas celebraram-se entre 22 e 26 de Junho e a corrida de rejoneo, o mano-a-mano entre Miguel Moura e Ginés Cartagena terá lugar no dia 25 lidando-se novilhos de Agustinez.

Francisco Correia Lopes presta prova para cavaleiro praticante dia 1 de Julho.


O cavaleiro amador Francisco Correia Lopes vai fazer no próximo dia 1 de Julho na praça de toiros de Albufeira a prova para praticante. Alternará com o cavaleiro Parreirita Cigano e o novilheiro João Martins, pegando os Forcados do Ribatejo. Os novilhos são da ganadaria da Herdade das Sesmarias. Francisco Correia Lopes é filho do antigo cavaleiro José Manuel Correia Lopes e sobrinho do também cavaleiro de alternativa Afonso Correia Lopes.

ESCLARECIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO DO CAMPO PEQUENO.


“ESCLARECIMENTO
Face às notícias surgidas nalguns sites de informação tauromáquica quanto ao número de espectadores presentes na corrida de quinta-feira, 16 de Junho, no Campo Pequeno, a Administração da SRUCP, SA, esclarece o seguinte:
A lotação do recinto é de 6668 lugares e, segundo dados das bilheteiras, estiveram presentes 3270 espectadores, o que corresponde a uma taxa de ocupação de 49,04%.
Solicitando a correspondente correcção,
Administração”

Gesto solidário da toureira Cristina Sanchez.


A matador de toiros Cristina Sánchez irá regressar por um dia às arenas,  no próximo dia 20 de Agosto na praça espanhola de Cuenca. A toureira madrilena integra um dos cartéis da Feira de S. Julian cujo cartel conta com os matadores de toiros Enrique Ponce e "El Juli", com toiros de Daniel Ruiz, num gesto solidário a favor das crianças com cancro do Hospital Niño Jesús de Madrid.

Três dos "Passanha" apartados para a corrida "Pimel 16" em Alcácer do Sal.




APSL entregou troféus aos melhores Lusitanos de toureio que se distinguiram nas arenas na temporada 2015.


Terminou ontem o Festival da APSL em Cascais no Hipódromo Manuel Possolo  No Sábado o "Dardo" ferro "Manuel Calheiros Braga" da quadra de toureio de Marcos Tenorio, recebeu o prémio destinado ao melhor cavalo Puro Sangue Lusitano debutante, referente à temporada 2015. Depois do "Nilo" e do "Amoroso" Joaquim Bastinhas e Marcos Tenorio, recebem uma vez mais este prestigioso troféu da APSL, desta feita atribuído ao "Dardo". Também na categoria dos debutantes foi premiado o "Trovador" de Ana Baptista enquanto nos consagrados foi o "Xarope" de João e Miguel Moura.