quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Jantar de Natal do G.F.A. Portalegre 2016.



Casa Bastinhas na feira da Golegã inaugurou caseta.


"Como habitualmente a família Bastinhas marcou presença na Feira do Cavalo que todos anos tem lugar na vila da Golegã. Nesta edição da feira o casal acompanhado dos filhos, noras e netas inaugurou a sua caseta, representativa da ligação do apelido Bastinhas com a tauromaquia e o mundo do cavalo, neste caso através da coudelaria de "Helena Nabeiro Tenorio". Quanto á caseta, uma das mais visitadas do certame, teve no projecto e decoração a assinatura de Helena Nabeiro Tenorio. No tocante á Coudelaria foi fundada no ano de 2000 e tem como base um grupo de éguas de raça lusitana, procedentes das coudelarias “Sommer de Andrade”, “Ortigão Costa” e “Viscondessa dos Olivais” sendo os garanhões o “Queimadoro” ferro “Ortigão Costa” e “Nilo” ferro “Pinto Barreiros” ambos das quadras de toureio de Joaquim e Marcos Bastinhas. A coudelaria "Helena Nabeiro Tenorio" encontra-se sediada no “Monte de Belver”, na estrada que liga Elvas a Olivença. Actualmente esta coudelaria de Helena Nabeiro Tenório, a qual ostenta o ferro de seu sogro Sebastião Tenório, conta com um efectivo de dez éguas de ventre, ostentando todas elas já o ferro da casa Bastinhas. Vocacionada sobretudo para o cavalo de toureio conta também já nas arenas com o “Cartier”, “Eneias” e “Ellora”, todos eles “Puro-Sangue Lusitano”.





Marcos Bastinhas montando o "Ellora"

Ivan Nabeiro montando o "Eneias"

Fabio Derreado no "Itálico", Ivan Nabeiro no "Eneias" e Marcos Bastinhas no "Ellora"

"Jockei" poldro com três anos filho do "Queimadoro" da quadra do Maestro Joaquim Bastinhas

O estado de saúde do cavaleiro Luís Miguel da Veiga regista evolução favorável.


O cavaleiro Luís Miguel da Veiga começa a revelar sinais de recuperação dez dias depois do enfarte que sofreu e que o mantém internado no Hospital em Évora.  Segundo o crítico Manuel Andrade Guerra, profundo admirador e amigo da família Veiga, o cavaleiro de Montemor já reconhece a presença dos seus familiares e responde a estímulos. Contudo, o estado de Mestre Luís Miguel é ainda considerado bastante delicado.

Gilberto Filipe premiado na Golegã.


O cavaleiro Gilberto Filipe esteve em destaque no tradicional S. Martinho da Feira do Cavalo Na Golegã. O cavaleiro do Montijo além de ter vencido a taça de Portugal nos escalões debutantes e consagrados de equitação de trabalho e a prova de equitação à portuguesa, recebeu ainda o prémio de excelência desportiva pelo campeonato da Europa, e foi ainda participante na Gala Equestre comemorativa das celebrações da Golegã - Capital Europeia do Cavalo. Nestas provas, o cavaleiro do Montijo fez uso das montadas Zinque das Lezírias, Assuão, Endiabrado, Altivo e Zeus.

Em Espanha- "Acción Natural" acusa Grupo "Prisa" (onde faz parte a TVI) de apoiar antitaurinos.


"Acción Natural" blog taurino espanhol acusa Grupo "Prisa", na qual é proprietário da TVI de apoiar antituarinos nas suas campanhas contra os direitos dos Aficionados.

O matador de toiros "Pedrito de Portugal"esteve presente no mano-a-mano Adame / Roca Rey na 2ª da Temporada Grande


"Foi decepcionante a 2ª Corrida da Temporada Grande na Praça México. O mano-a-mano Joselito Adame, Andrés Roca Rey não resultou. Não por culpa dos toureiros mas sim do péssimo jogo dos touros da Xajay, em que apenas serviu o primeiro, ao qual Adame podia ter cortado uma orelha se não falha com o estoque. Como nota interessante o registo de uma boa entrada na maior praça do Mundo e a presença nestas duas primeiras corridas do matador de touros português "Pedrito de Portugal" no callejón. Recorde-se que nesta praça "Pedrito de Portugal" foi ídolo, considerado mesmo como o toureiro português que superou Manuel dos Santos, conforme o recorte da imprensa mexicana que abaixo publicamos. Por momentos antes do início do paseillo, a equipa da televisão Unicble que transmite as corridas em directo (vistas em Portugal a partir das 11 horas da noite no Canal Movistar-Toros), referenciou a presença de "Pedrito de Portugal" com um olhar de nostalgia."


terça-feira, 15 de novembro de 2016

E da Feira da Golegã... é tudo! Para o ano voltamos.

Noite dentro, desfila-se, canta-se, prova-se a águapé e os abafadinhos, que aquecem as frias noites Goleganenses. Mas o mais importante é que se convive. 


























e pela manhã tudo recomeça:







































Alguns dos criadores presentes 
















Os "senhores" da feira: os Puros Sangue Lusitanos