sábado, 23 de junho de 2018
Arronches: Caetano versus Bastinhas em acesa competição, tendo como outsider António Prates.
A vila de Arronches viveu ontem mais uma noite de festa: a de S. João e a da sua tradicional corrida de toiros. Uma corrida de toiros á portuguesa, concurso de ganadarias, em que o toiro da ganadaria de José Pereira Palha conquistou o prémio bravura e o da ganadaria de "Herdeiros Manuel Cary" foi o vencedor para o troféu apresentação. Com uma agradável presença humana, o espectáculo contou com as lides dos cavaleiros João Moura Caetano, Marcos Bastinhos e do praticante José Prates. João Moura Caetano lidou em primeiro lugar o exemplar do ganadero Fernandes de Castro tendo alcançado bons momentos, rubricando o seu toureio, onde a brega distinta chega de imediato ao publico, para depois cravar com acerto. No seu segundo, pertencente á ganadaria de seu pai, um manso, sem classe alguma, a sua actuação apenas brilhou num curto, montando um cavalo ruço rosilho, novo, com o ferro da sua coudelaria e que podemos estar perante um craque. Moura Caetano apesar de porfiar, não se evidenciou nesta ocasião. Marcos Bastinhas, um cavaleiro com um corte toureiro totalmente distinto de Moura Caetano, lidou o segundo da noite pertencente á ganadaria de José Pereira Palha, vencedor do troféu bravura. Marcos Bastinhas esteve como sempre: valente, praticando o toureio de poder a poder, com cites de largo, dando a primazia ao hastado, cravando depois com emoção. Brega e recortes de boa nota. No quinto da noite de "Romão Tenorio", volta a empolgar o publico, destacando sobretudo, um ferro curto de antologia, ao citar o seu oponente na porta dos curros, esperando e aguentando uma barbaridade, para depois cobrar, quanto a nós, o ferro curto da noite. Rematou a sua actuação, não com um, mas dois pares de bandarilhas, verdadeiramente ao "ralenti" e exemplares. O jovem cavaleiro praticante António Prates, não se acanhou perante os seus companheiros de alternativa. Frente ao toiro de Herdeiros de Manuel Cary, esteve destemido, arriscando, tendo nos curtos, ferros dignos de nota alta. Frente ao ultimo da noite, o sobrero de Fále Filipe, apesar da entrega, não conseguiu, reeditar o êxito alcançado no terceiro da noite. Quanto aos Grupos de Forcados, por Arronches pegaram João Rosa, Luís Marques e Manuel cardoso, enquanto por Monforte foram caras Gonçalo Parreira e Luís Aranha e Ricardo González. Dirigiu bem o senhor Marco Gomes.Neste espectáculo foi prestada homenagem ao empresario e grande forcado António Manuel Cardoso.
Francisco Santos
sexta-feira, 22 de junho de 2018
São Cristóvão tem corrida a 14 de Julho.
Segundo o site "Naturales", mas ainda sem confirmação oficial, a tradicional corrida de toiros á portuguesa em São Cristóvão, já tem cartel definido. Assim dia 14 de Julho, pelas 22h, em São Cristóvão (Montemor-o-Novo), deverão ser lidados toiros da ganadaria Oliveira Irmãos, pelos cavaleiros Luís Rouxinol, Luís Rouxinol Jr. e António Telles filho (que lidará um novilho de Prudencio). As pegas vão estar a cargo dos Forcados Amadores de Montemor e Amadores de Évora.
João Telles, David Gomes e a ganadaria Condessa Sobral na feira taurina de Cuéllar 2018.
Foto D.R. |
Assim estão constituídos os cartéis da feira de Cuéllar:
26 de Agosto – Espectáculo de Recortadores
27 de Agosto – Toiros de La Glorieta para os rejoneadores, Andy Cartagena, Leonardo Hernández e João Telles Jr.
28 de Agosto – Novilhos de Condessa Sobral para os novilheiros, Toñete, Darío Domínguez e El Adoureño
29 de Agosto – Toiros de Lagunajanda para os matadores, David Mora, Javier Herrero e Álvaro Lorenzo
30 de Agosto – Toiros de Brazuelas para o cavaleiro, David Gomes e os novilheiros, Ángel Téllez e Javier Orozco
quinta-feira, 21 de junho de 2018
quarta-feira, 20 de junho de 2018
segunda-feira, 18 de junho de 2018
Rouxinol jr toureia Thornton no mês de Outubro.
Em Outubro, o cavaleiro Luís Rouxinol Jr. irá tourear na Califórnia, em Thornton. As datas agendadas são 20 e 22 de Outubro.
Ganadaria "Pinto Barreiros" em destaque no "Campo Pequeno TV".
A Ganadaria de Pinto Barreiros, designada como a “Mãe das Ganadarias Portuguesas”, é uma das divisas escolhidas para a Temporada 2018 em Lisboa e está em destaque no Campo Pequeno TV. A camada deste ano volta a apresentar um toiro de pleno trapio ao qual não fazem falta pesos exagerados. Neste programa, Joaquim Alves apresenta a ganadaria mãe e conta a interessante história de como a adquiriu.
domingo, 17 de junho de 2018
Coliseu do Redondo com corridas de toiros á portuguesa a 3 de Agosto e 5 de Outubro.
A Associação Tauromáquica Redondense apresentou ontem os cartéis das duas corridas de toiros que compõem o calendário taurino de 2018 no Coliseu de Redondo: 3 de Agosto (Corrida de Gala): Toiros de Cunhal Patrício para Rui Salvador, Tito Semedo, Francisco Cortes, Manuel Telles Bastos, Marcos Bastinhas e Luís Rouxinol Jr. Forcados Amadores de Cascais e Redondo. 5 de Outubro: Toiros de Brito Paes para Luís Rouxinol e Vítor Ribeiro (mano-a-mano). Forcados Amadores de Portalegre e Redondo.
Moura, Fernandes, Moura Caetano, Moura jr, Bastinhas e Miguel Moura dia 30 de Junho em Monforte.
A Praça de Toiros de Monforte, receberá no dia 30 de Junho, pelas 21.30 horas, uma corrida de toiros á portuguesa de Homenagem a João Moura. Perante toiros da ganadaria Paulo Caetano, vão estar em praça os cavaleiros, João Moura, Rui Fernandes, João Moura Caetano, João Moura Jr., Marcos Bastinhas e Miguel Moura. As pegas serão da responsabilidade dos Grupos de Forcados Amadores do Ribatejo, Portalegre e Monforte.
Ganadaria de Francisco Romão Tenório lidará curro de toiros na Feira Taurina de Gijón.
Foram apresentados os cartéis da Feira de Nuestra Señora de Gegoña, a Semana Grande de Gijón,que decorrerá de 10 a 15 de Agosto. A feira conta com 1 novilhada, 1 corrida de rejoneio e 4 corridas de toiros, lidando-se no dia 12 de Agosto, na corrida de rojões toiros da divisa portuguesa de Francisco Romão Tenório.
Subscrever:
Mensagens (Atom)