sexta-feira, 20 de maio de 2016

Amanhã Grupo de Forcados Amadores de S. Manços irá ter novo cabo om a passagem de testemunho a João Fortunato



È já amanhã que o Grupo de Forcados Amadores de S. Manços irá virar mais uma página da sua história, com a passagem de testemunho de Joaquim Branco a João Fortunato. Estarão presentes antigos e actuais elementos do grupo, num festejo onde actuarão os cavaleiros Tito Semedo, Sónia Matias e Marcos Tenório. Será lidado um curro da ganadaria Passanha.

Grupo Forcados Amadores de Vila franca de Xira pega os 6 "Canas Vigouroux" na “CORRIDA-SURPRESA” do Campo Pequeno.

A presença do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca para pegar os 6 toiros da ganadaria Canas Vigouroux, é um dos aliciantes da “Corrida-Surpresa” de 16 de Junho, no Campo Pequeno. O grupo chefiado por Ricardo Castelo virá ao Campo Pequeno para pegar “em solitário” os seis toiros da prestigiada ganadaria Canas Vigouroux, facto que ocorre pela segunda vez no seu historial, depois de o ter feito em 1999, perante seis “Palhas”. Ao longo de 84 anos de actividade, o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, construiu historial repleto de datas do maior significado para a história da arte de pegar toiros. Por diversas ocasiões, elementos do grupo integraram selecções de forcados que se exibiram em várias partes do mundo. O grupo, que pegou em 20 de Agosto de 1992 a corrida do centenário do Campo Pequeno e a 25 de Maio de 2006, integrada no ciclo da reinauguração, tem no seu palmarés, actuações em Espanha, de que se destaca a estreia em Las Ventas (Madrid), em 1986, em França e no México.


A ganadaria Canas Vigouroux foi iniciada em 1992 com vacas e sementais de Cabral Ascensão, aumentada com um lote de vacas de Simão Malta, estas de origem Cunha e Carmo, levadas em separado. Procede da ganadaria de Cabral Ascensão, sendo o seu encaste actual Cabral Ascensão e Simão Malta. Pasta na Herdade de Emaús, na freguesia de Castanheira do Ribatejo. Estreou-se a 15 de Setembro de 1979, na Moita do Ribatejo.


quinta-feira, 19 de maio de 2016

Corrida de toiros em Santa Eulália já tem data marcada.



A tradicional corrida de toiros que anualmente tem lugar na praça de toiros de Santa Eulália já tem data definida, realizando-se este ano no dia 11 de Junho.

Forcados em destaque nos próximos dias 27 e 28 de Maio em Arronches.


43 autarcas de Municípios com actividades tauromáquicas presentes esta noite na praça de toiros do Campo Pequeno.



Municípios com actividade taurina querem ser ouvidos na discussão das leis sobre animais. Os municípios que integram a Secção de Municípios com Actividade Taurina, no âmbito da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) querem ser ouvidos na discussão e aprovação de projectos de lei que possam colocar em causa o mundo rural, nomeadamente "os projectos de lei que mais concretamente visam a liberdade de escolha de cidadãos livres e esclarecidos de acederem e exercerem a actividade tauromáquica, de serem artistas e auxiliares deste espectáculo, cuja legislação já é bastante rigorosa no que toca à participação de menores". Segundo o diário online "O Mirante", os municípios com actividade taurina, cuja secção é liderada pelo presidente da câmara municipal de Coruche, Francisco Oliveira (PS) referem que as decisões que afectam o mundo rural devem ser tomadas com conhecimento da realidade. Segundo o mesmo site, que transcreve as seguintes partes do comunicado: "os Deputados da República devem ter o máximo de informação sobre a realidade concreta de quem vive, trabalha, investe e visita esses territórios. Quem conhece o mundo rural e as suas vivências entende que estas artes, tais como outras de elevada performance iniciam-se antes da maioridade, o contrário emana de um profundo desconhecimento do mundo rural.". Os representantes dos 43 municípios com actividade taurina irão marcar presença na Corrida que se realiza hoje, Quinta-feira, 19 de Maio, na Praça de Toiros do Campo Pequeno para "defenderem o património cultural que envolve a tauromaquia e toda a biodiversidade, economia e actividades que lhe estão associadas, salvaguardando as artes e as tradições bem como a Liberdade de escolher e exercer uma profissão na Festa, ver a Festa ou ir à Festa".




Nuno Silva em parceria com a Junta de Freguesia da Urra organizam a "III PROVA DE SALTOS C.E.F.V. OBSTÁCULOS"


Apresentado concurso ganadarias da Praia da Vitória.


Foi apresentado na Academia da Juventude na Praia da Vitória o cartaz da Corrida Concurso de Ganadarias inserida nas Festas da Praia da Vitoria 2016. A apresentação foi feita com a presença do vereador da cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitoria, Tibério Dinis, Filipe Pires, Cabo do GFA Ramo Grande e Francisco Godinho, Presidente da TT Praiense. O cartel da corrida é composto pelos cavaleiros, António Telles, Ana Batista e João Pamplona.  Na disputa do prémio para a melhor pega estarão os grupos Forcados Amadores de Lisboa e o Grupo dos Amadores do Ramo Grande. São três as ganadarias que vão competir pelo prémio bravura e apresentação: Casa Agrícola José Albino Fernandes, Herdeiros de Ezequiel Rodrigues e João Gaspar Filho. Abrilhantará o espectáculo a Filarmónica Sociedade Progresso Lajense 

Abiúl apresentou Feira Taurina 2016.



Foi ontem divulgada á comunicação social a tradicional Feira Taurina de Abiúl, integrada nas Festas do Bodo daquela localidade. Os cartéis "contam com uma aposta forte e dinâmica, conjugando o toureio a pé com o toureio a cavalo, numa feira que promete por mais um ano, ser um marco no calendário taurino."
Os cartéis da Feira:
Sábado, 6 de Agosto: Rui Salvador, Andy Cartagena e João Moura Caetano. Grupos de Forcados Amadores de Chamusca e da Tertúlia Tauromáquica Terceirense. Toiros de Branco Núncio.
Domingo, 7 de Agosto: Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves. Matador David Fandilla 'El Fandi'. Grupo de Forcados Amadores de Alcochete. Toiros de António Charrua (lide a cavalo) e Paulo Caetano (lide a pé).
Domingo, 14 de Agosto: Rui Fernandes, Moura Júnior e João Ribeiro Telles. Grupos de Forcados Amadores de Lisboa e Coimbra.
Sexta-feira, 19 de Agosto: Marcos Bastinhas, Jacobo Botero e Luís Rouxinol Júnior. Grupo de Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde e Alter do Chão. Toiros de Cunhal Patrício.

28 de Maio festa campera dos Forcados Amadores de Alcochete.


quarta-feira, 18 de maio de 2016

Amanhã corrida de toiros no Campo Pequeno. Ás 22 horas em praça estarão...


Desde a praça de toiros de "Las Ventas" algumas imagens da Feira Taurina 2016.


~





Novilho fere mortalmente o novilheiro Renatto Motta.


O novilheiro peruano Renatto Motta morreu após ter sufrido uma grave cornada, quando toureava na corrida de toiros mista realizada na localidade de Malco no Peru. O jovem novilheiro sem cavalos, tinha 20 anos de idade. Renatto Motta foi colhido pelo novilho que o: "hirió de extrema gravedad en el triángulo de scarpa y le seccionó la arteria femoral y la vena safena’. Renatto Motta era aluno da escola taurina de Acho.





"Juanito" depois de ter saído pela Porta Grande em Valencia de Alcantara, espera poder retribuir o apoio dos aficionados.

Após a saída em ombros no domingo em Valencia de Alcantara no mano-a-mano com Juan Carlos Caraballo, o jovem novilheiro monfortense, em declarações à imprensa espanhola disse "tenho ganas de coajar" um novilho no meu País e depois do acidente em Lisboa, estou em dívida com Portugal que tanto me tem apoiado". João Silva "Juanito", realizou uma faena de muita qualidade ao seu segundo exemplar ao qual não cortou as orelhas por falhar com o descabello. No entanto curtou uma orelha ao primeiro e duas no segundo do seu lote, dos excelentes novilhos de Herdºs de José Luis Marca (encaste Jandilla).




Hoje á noite colóquio no Clube Taurino da Moita.


terça-feira, 17 de maio de 2016

Domingo corrida de toiros da feira de Maio na Moita do Ribatejo. Aposento da Moita muda de cabo.



A habitual corrida de toiros da Feira de Maio, na Moita, realiza-se no próximo domingo, 22 de Maio, tendo como um dos seus aliciantes a despedida de José Pedro Pires da Costa, enquanto cabo dos Forcados do Aposento da Moita. Para lidar um curro de touros de José Luis Vasconcellos e Souza d'Andrade, estarão em praça os cavaleiros, Luís Rouxinol, Sónia Matias, Filipe Gonçalves, Marcos Bastinhas, António d'Almeida e Mara Pimenta. Os Forcados Amadores do Aposento da Moita pegam em solitário os seis touros da corrida, na tarde em que José Pires da Costa passa a chefia do grupo a José Maria Bettencourt.





O reencontro depois de Estremoz de Rouxinol, Gonçalves e Bastinhas, tendo de permeio, Sónia Matias, António de Almeida e Mara Pimenta.

Corrida de toiros de Beneficência na Ilha Terceira dia 29 de Maio.


10 de Junho corrida de toiros em Santarém - o cartaz.


O cartaz para Santiago do Cacém - 29 de Maio.


Clube Taurino da Moita organiza Colóquio tendo como titulo "Vamos aos Touros".


segunda-feira, 16 de maio de 2016

Elvas:Fernandes e Bastinhas cada um com o seu toureio salvaram a noite.

                                                                                       Foto D.R.
                                                                                   Foto D.R.
                                                                                                                               Foto D.R.
A corrida de toiros de Maio no Coliseu de Elvas ficou marcada pelo parco jogo dos exemplares de "Falé Filipe. No entanto a prestação dos cavaleiros Rui Fernandes e Marcos Bastinhas salvaram o espectáculo. O rejoneador Jacobo Botero nesta noite de Elvas naufragou por completo perante o melhor lote. No terceiro da ordem ( o primeiro do seu lote) teve uma actuação sem história, com uma série de ferros pescados e  a cairem na arena. Com o último da noite a receita voltou a ser a mesma. Muito desligado do toiro, com escolha nem sempre acertada dos terrenos, não tapou a sua menos boa prestação no primeiro do seu lote quando tinha toiro para isso.O primeiro do espectáculo que tocou a  Rui Fernandes foi um manso perdido, procurando sempre a defesa das tábuas. Rui Fernandes entregou-se, mostrou profissionalismo e traquejo, mas nada mais poude fazer, tendo decidido-se pelos ferros a sesgo. No seu segundo demonstrou uma vez mais que sabia o que tinha por diante, conseguiu dar a volta ao assunto, tendo o publico retribuído com palmas. Marcos Bastinhas com o valor que lhe é reconhecido, entregou-se acreditando que poderia estar por cima do toiro. Pisou terrenos de compromisso, andou sempre muito ligado com o hastado, executando uma brega poderosa, atacou-o nos seus terrenos no momento dos ferros, resultando bem a sua lide, a qual o publico e aficionados entenderam e aplaudiram. No quinto da noite, que também não facilitou, manseando sempre, voltou a demonstrar valor e conhecimento dos terrenos que pisava para tirar o melhor partido do hastado, levando-o de vencida sem cerimónias. Quanto aos forcados estiveram tanto os de Alcochete como os Académicos de Elvas em bom plano já que nas pegas os toiros sacaram, derrotando com alguma dureza . Os Amadores de Alcochete realizaram duas pegas à primeira tentativa e uma à terceira. No tocante aos Académicos de Elvas consumaram duas pegas á segunda e uma á primeira, esta a melhor da noite. E como os últimos são os primeiros, não poderíamos deixar de salientar a presença do cavaleiro Joaquim Bastinhas na barreira. Um regresso do toureiro de Elvas ás praças de toiros, que saudamos vivamente! Foi director de corrida Marco Gomes, numa corrida em que o publico preencheu meia casa.                              
                                                                                                  João Simas






                                                                       Fotos D.R.