O matador de touros retirado José Ortega Cano, agora empresário e apoderado, anunciou no Hotel Wellington em Madrid, perante a imprensa e caras conhecidas no meio taurino, o cartel da sua reaparição por um dia. A praça eleita será a de Benidorm no dia 16 de Julho e o cartel será composto por Ortega Cano, Morante de La Puebla e José Maria Manzanares, para lidarem touros de Núñez del Cuvillo
sábado, 18 de junho de 2016
sexta-feira, 17 de junho de 2016
Forcados do Aposento da Chamusca dia 25 de Julho em Beaucaire.
Dia 25 de Julho tem lugar na praça de toiros francesa de Beaucaire uma corrida de toiros á portuguesa. Quanto aos cavaleiros são conhecidos os nomes de Filipe Gonçalves e João Moura Caetano, que irão lidar toiros de "Passanha", estando as pegas a cargo do Grupo Forcados Amadores do Aposento da Chamusca.
Gala Equestre na Palha Blanco.
No próximo dia 26 de Junho, pelas 21h30, na Praça de Toiros Palha Blanco e inserido na Semana da Cultura Tauromáquica, promovida pela C.M.Vila Franca Xira, terá lugar um Gala equestre – A NOITE MÁGICA DO CAVALO - dirigida pelo Mestre Luís Valença Rodrigues.
Hoje Vasco Pinto despede-se de Cabo dos Amadores de Alcochete.
O Grupo de Forcados Amadores de Alcochete a comemorar o seu 45º aniversário verá esta noite Vasco Pinto, cabo do Grupo, despedir-se , passando o testemunho a Nuno Santana. Sorte para o novo cabo Nuno Santana e um grande olé para Vasco Pinto.
~
Campo Pequeno: surpresa só na bilheteira!
Foto D.R. |
Ontem mais uma nocturna da temporada 2016 na Praça de Toiros do Campo Pequeno sem história, havendo apenas a destacar as pegas dos Amadores de Vila Franca, um Grupo que esteve à altura dos "Canas Vigouroux" e da responsabilidade do que é pegar seis toiros na primeira praça do País. No tocante ás lides a cavalo, pouco ficou para lembrar. Rui Salvador não redondeou nenhuma das suas lides, as quais se pautaram por alguma irregularidade. Andy Cartagena andou dentro da sua habitual linha de rejoneio. Não exagerou e rubricou duas actuações suficientes. João Telles jr esteve em bom plano sem deslumbrar. Limitou-se a cumprir no terceiro da noite, remontando depois a sua prestação no ultimo da noite. O Curro lidado foi sério, com trapio, não complicando, todos tiveram condições de lide. Quanto a publico o Campo Pequeno registou 1/4 de casa. Em resumo a corrida surpresa, ficou-se pela surpresa na bilheteira.
Se é assinante aqui tem as próximas transmissões do CANAL PLUS TOROS.
"Feria de Istres (Francia): El viernes 17 de junio, toros de Zalduendo para Juan Bautista, Alejandro Talavante y López Simón. Y el sábado 18 de junio, toros de El Tajo y La Reina para Diego Urdiales, Thomas Joubert y José Garrido. Los festejos darán comienzo a las 18.30h."
quinta-feira, 16 de junho de 2016
Salvaterra, 29 de julho, 22 horas: o cartaz.
NOS PRÓXIMOS DIAS 17, 18 E 19 (Sexta, sáb. e Domingo), estarão à venda nas bilheteiras da praça de toiros de Salvaterra de Magos, entre as 9h30 e as 20 horas os bilhetes para a corrida em apreço.
Mais informamos que as RESERVAS estarão abertas a partir de 20/6 pelo numero habitual, 918 915 926, Sr Mário Figueiredo.
No Cercal do Alentejo aula prática de toureio dia 26 de Junho.
A tauromaquia está de volta o Cercal do Alentejo. Quatro cavaleiros amadores e dois grupos de forcados lidarão reses de José Lupi na restaurada praça de toiros do Cercal do Alentejo. Toureiam os cavaleiros amadores José Moreira, Paco Neves, Ricardo Cravidão e Elisa Pedroso de Lima. Lidam-se rezes de José Lupi e pegam os Grupos de Forcados Amadores de Cascais e Amareleja.
Sérgio Nunes muito aplaudido na final do Bolsin Taurino em Alba de Tormes.
Sérgio Nunes, aluno da Academia de Toureio do Campo Pequeno, exibiu-se em muito bom plano, na final do Bolsín de Alba de Tormes, realizado domingo, nesta localidade da província espanhola de Salamanca. Lidaram-se bezerras da ganadaria dos Irmãos Mateos, tendo-se Sérgio Nunes destacado particularmente com a muleta, entusiasmando o público que o aplaudiu com força.O Bolsín foi ganho por David Salvador da Escola de Salamanca.Os restantes quatro finalistas foram Daniel Barbero (Ávila), José Bonilla (Salamanca), Yannis Djeniba “El Adoureño” (Air-sur l’Adour/França) e Alfonso Cruz (Fundación “El Juli”/Madrid).
Matador de toiros António João Ferreira e ganadaria "Palha", domingo 19 Junho em França.
O matador de toiros António João Ferreira e a ganadaria Palha, fazem parte do cartel da corrida de toiros que se realiza domingo, 19 de Junho, na localidade francesa de Aire sur L'Adour. O cartel conta com os matadores de toiros Luis Miguel Encabo, António João Ferreira e Alberto Lamelas que lidarão toiros de Palha e Juan Luis Fraile.
terça-feira, 14 de junho de 2016
José Garrido e João Augusto Moura conquistam troféu da 26ª edição de Acoso e Derribo de Badajoz.
Badajoz foi palco na passada semana a muitas actividades ligadas ao cavalo e ao toiro, daí ter-se realizado a 26ª edição do troféu de Acoso e Deribo. O primeiro classificado, foi o matador de touros José Garrido, amparado pelo novilheiro João Augusto Moura. Em segundo lugar classificou-se " El Juli" amparado por Diego Béjar.
A "XXVI PIMEL" já tem cartel rematado.
A XXVI Feira do Turismo e das Actividades Económicas – PIMEL 2016 vai ter uma vez mais a tradicional Corrida de de Toiros em Alcácer do Sal. Durante a conferência de imprensa foi dado a conhecer o cartel: Luís Rouxinol, João Moura Júnior e Manuel Ribeiro Telles. G. F. Amadores de Montemor em solitário e serão lidados toiros da ganadaria Passanha. O espectáculo terá inicio ás 22 horas
Corrida de homenagem a António José Zuzarte dia 1 de Julho.
António José Zuzarte, uma das figuras de sempre da forcadagem e antigo cabo dos Forcados Amadores de Montemor, vai ser homenageado na corrida que a 1 de Julho se realiza em Monforte e cujo cartel está formado pelos cavaleiros João Moura Caetano, João Moura Júnior e Marcos Bastinhas.
segunda-feira, 13 de junho de 2016
Riachos corrida de toiros dia 30 de Julho.
No próximo dia 30 de Julho, realiza-se em Riachos, ali bem perto da Golegã, no coração do Ribatejo, uma corrida de toiros, cujo cartel será divulgado em breve.
De 25 a 30 de Junho em Vila franca de Xira XXVII Semana da Cultura Tauromáquica.
O Programa
Sexta-feira, 24 de junho
21h00 › 8.º Peddy Paper Taurino Concentração: Sede do Clube de Campismo “As Sentinelas“
Sábado, 25 de junho
10h30 › Treino de Forcados Praça de Toiros Palha Blanco Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira
18h30 › Inauguração da exposição “É de Vila Franca e chama-se José Júlio“ Celeiro da Patriarcal Abertura - Banda Filarmónica do Ateneu Artístico Vilafranquense Encerramento - Grupo de Dança Flamenca “Sabor Flamenco“
22h00 › Novilhada com a Escola de Toureio José Falcão e Escolas convidadas Praça de Toiros Palha Blanco
Domingo, 26 de junho
09h00 › 18h00 – Tertúlias na Rua Jardim Municipal Constantino Palha
11h00 › Abertura oficial com o Presidente da Câmara Municipal
11h15 › Atuação da Banda Filarmónica do Ateneu Artístico Vilafranquense Coreto do Jardim Municipal Constantino Palha
21h30 › Gala Equestre “A noite Mágica do Cavalo” Direção técnica: Luis Valença Rodrigues
Praça de Toiros Palha Blanco (Preço único €10,00)
Segunda-feira, 27 de junho
17h00 › Ida ao campo para visita aos Toiros das Esperas
Inscrições abertas ao público no Posto de Turismo, a partir de dia 13 de junho*
18h00 › Tertúlias Francas Tertúlia Abre-Max Largo Telmo Perdigão, 3
21h30 › Colóquio – “José Júlio - Vida e Tauromaquia” Lançamento do livro sobre o Maestro Celeiro da Patriarcal
Terça-Feira, 28 de junho
17h15 › Carréton Taurino - dirigido ao público infantil
R. Miguel Bombarda à Praça Afonso de Albuquerque
17h30 › Demonstrações da Escola de Toureio José Falcão e do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira Praça Afonso de Albuquerque
18h00 › Tertúlias Francas Tertúlia A Cirófila Rua da Praia, 73
21h30 › Colóquio – “José Júlio e os Toiros de Miura” Celeiro da Patriarcal
Quarta-feira, 29 de junho
10h00 – 19h00 › Mostra de Artesanato Praça Afonso de Albuquerque
17h30 › Apontamento de fandango com o Rancho Folclórico de Alfarrobeira
Sevilhanas Ateneu Artístico Vilafranquense
Sevilhanas Dance Life Academy
Praça Afonso de Albuquerque
18h00 › Tertúlias Francas Tertúlia A Fornalha Rua Gomes Freire, 18
21h30 › Colóquio – “O Toureio antes e depois de José Júlio” Celeiro da Patriarcal
Quinta-feira, dia 30 de junho
20h00 › Jantar de Tertúlias Praça de Toiros Palha Blanco
Animação com “Raúl & Eu Jazz Band”
* Mais informações:
POSTO DE TURISMO MUNICIPAL
Rua Alves Redol, n.º 7 - 2600-099
Vila Franca de Xira
GPS: 38º 57’ 16.59” N, 08º 59’ 21.48” W
Contactos: 263 285 605 - turismo@cm-vfxira.pt
2.ª a 6.ª feira, 10h00-12h30 e 14h00-18h00; sábado, 10h00-13h00; encerra ao domingo e feriados
Amadores da Chamusca pegam em Mont-de-Marsan.
Portugueses ontem em destaque na Feria do Cavalo e do Toro (IFEBA/Badajoz) - Victor Mendes homenageado pelos seus 35 anos de alternativa.
Ontem de manhã depois da apresentação do livro “Toros na dehesa da Estremadura” da autoria de José Maria Ballestter Olivera e que contou com a presença de Vitorino Martín (filho) no acto, teve uma plateia ampla de aficionados e muitos deles a adquirirem a obra. Na realidade é um testemunho imenso da criação do touro bravo nos campos da vizinha Extremadura, para além de tudo o mais, com uma excelente qualidade gráfica. Na pracita instalada no pavilhão B, teve lugar uma tenta pública com os alunos da Escola de Toureio “José Falcão” de Vila Franca de Xira, dirigida pelo Maestro Vitor Mendes. Durante a lide de duas bezerras de Jandilla, Vitor Mendes explicou pormenorizadamente todos os momentos da lide a um público que encheu a praça. No final actuaram ainda o Grupo de Forcados Amadores de Portalegre, para encerrar esta presença portuguesa nesta manhã taurina. Posteriormente foi a vez do Ayuntamiento de Badajoz prestar uma homenagem pública ao Maestro Vitor Mendes pelos seus 35 anos de alternativa que se comemoram este ano, e entregar-lhe através da representante da Feria del Toro a “Puerta de Palma” com que foi distinguido. Marcou presença na cerimónia o Dr. João Santos Andrade, Presidente da Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide. Numa breve resenha António Velasco, amigo e conhecedor da carreira de Victor Mendes, destacou os méritos do maestro vilafranquense e a sua importância no contexto do toureio mundial, em que se manteve durante várias temporadas no topo do escalafón dos matadores a nível mundial, ombreando com todas as figuras da sua época. Vitor Mendes num discurso muito objectivo, agradeceu a distinção e disse que o seu passado “isso já é história” e que hoje está sim preocupado com a situação que se vive no mundo do touro porque “não só os que fazem parte da Festa devem pugnar para que siga como exemplo de uma sociedade que defende princípios intocáveis” mas que também “todos os aficionados devem estar unidos por este objectivo”, afirmou.
domingo, 12 de junho de 2016
As Sanjoaninas 2016 estão a chegar...
Subscrever:
Mensagens (Atom)