sexta-feira, 1 de abril de 2016

E em Abril, a 24, novo festival taurino. Este em Samora Correia ás 16 horas.

Cavaleiros: Tito Semedo, Gilberto Filipe, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto, Tomás Pinto e Mara Pimenta. Grupos Forcados Amadores de: Ribatejo e Cascais. Lidam-se toiros de Lopes da Costa.






Um dos 'Passanhas' para a corrida de 23 de Abril na praça de toiros "José Varela Crujo" em Beja.



Video de promoção á inauguração da temporada de abono da praça de toiros do Campo Pequeno.


Foi ontem á tarde apresentado em conferência de imprensa um vídeo de promoção à corrida que marca a inauguração da temporada de abono deste ano no Campo Pequeno mas também, o regresso às arenas do cavaleiro João Salgueiro. De uma qualidade sublime, de bom gosto e tendo por base as últimas tecnologias, o vídeo representa um cavaleiro que esteja onde estiver, tem apenas um único pensamento: Regressar às Arenas! O vídeo, é assim um convite para a corrida que dia 14 de Abril promete mudar o rumo da História... Só por isto, o Campo Pequeno já marcou, e bem, a diferença! Este vídeo será o primeiro de vários, que terão foco especial nas redes sociais Facebook, Instagram e Twiter, numa campanha inovadora no mundo da tauromaquia e irá decorrer em várias fases, até à data da corrida (14 de Abril). O vídeo âncora da campanha foi lançado ao final da tarde e, ao longo das próximas duas semanas serão lançados mais vídeos de diferentes durações, nos vários canais digitais do Campo Pequeno (site e redes sociais). As filmagens dos vídeos desta campanha decorreram na Praça do Campo Pequeno, Valada do Ribatejo e em casa do cavaleiro. O conceito da campanha está focado na ideia real do cavaleiro João Salgueiro que, apesar de retirado das arenas, continua diariamente a sonhar com o toureio que ainda lhe falta realizar. A produção, o guião e direcção de arte são da responsabilidade da BullMedia, de Hélder Milheiro, enquanto a filmagem e edição estiveram a cargo da Pluma.

quinta-feira, 31 de março de 2016

O matador de toiros José Ortega Cano volta a vestir-se de luces em Agosto em Benidorm.


O matador de toiros espanhol José Ortega Cano revelou numa entrevista a Pedro Javier Cáceres no programa "La Divisa" que vai voltar a vestir-se de toureiro por uma só tarde, no início de Agosto, manifestando a intenção de alternar com Manzanares e Morante. O matador, que cumpriu recentemente uma pena de prisão por ter sido considerado culpado num acidente de viação em que houve um morto, vai tourear dentro de dias um festival em Aranda de Duero e, disse, "verei como correm as coisas para depois anunciar tudo"Ortega Cano é gerente da praça de toiros de Benidorm  sendo aí precisamente aí que pretende regressar às arenas com o objectivo de voltar a levantar essa praça de toiros.

G.F.A. do Cartaxo Responsáveis pela Gestão e Exploração da Sua Terra.


A GFAC - Associação Grupo de Forcados Amadores do Cartaxo informa que no passado dia 21 de Março de 2016, após reunião camarária, a Câmara Municipal do Cartaxo - proprietária da Praça de Toiros do Cartaxo, aprovou por Unanimidade o projecto apresentado decidindo assim entregar a gestão e exploração da Praça de Toiros à Associação do Grupo de Forcados Amadores do Cartaxo. Segundo o executivo esta decisão fica a dever-se, fundamentalmente, ao facto de anteriormente, o G.F.A.Cartaxo pegar pouco na sua Terra. A temporada de 2016 será assim gerida pela Associação do Grupo de Forcados Amadores do Cartaxo, que aguarda uma nova votação para a adesão à ANGF-Associação Nacional de Grupos de Forcados, tendo na última Assembleia (28 agosto de 2015) obtido 15 votos a favor e 15 contra. Comunicamos ainda que no próximo dia 25 de Abril irá realizar-se um Festival Taurino onde o Grupo de Forcados Amadores do Cartaxo pegará em solitário, ficando por anunciar a restante composição do cartel.

Cumprimentos,
GFAC - Associação Grupo de Forcados Amadores do Cartaxo

G.F.A. de Alcochete Emitem Comunicado Sobre a Mudança de Cabo.

Comunicado

No ano da comemoração do seu
45º Aniversário
o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete mudará de Cabo

Alcochete, 31 de Março de 2016: esta temporada em que o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete comemora o seu 45º aniversário, ficará marcada pela mudança de cabo do Grupo. Vasco Pinto, cabo do Grupo ao longo dos últimos 9 anos, colocará fim ao seu percurso de 18 anos enquanto forcado, passando o seu testemunho ao também experiente forcado, Nuno Santana, eleito por unanimidade pelos seus pares. Nuno Henrique Marques Santana, nascido a 28 de Julho de 1987, filho de Maria de Lurdes Chefe Marques e Carlos Manuel Santana dos Santos, desde muito cedo viu o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete fazer parte da sua vida, pela mão do seu tio Francisco Marques “Chalana” e seu primo Vasco Pinto, a quem sucederá enquanto líder do Grupo. Forcado desde 2001, Nuno estreou-se com apenas 14 anos na Praça de Toiros Palha Blanco em Vila Franca de Xira, perante um toiro da ganadaria de Engº José Samuel Lupi, sob o comando do então cabo João Pedro Bolota. Nuno Santana será o quinto cabo da história do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete e sucederá a Vasco Pinto, na Corrida comemorativa do 45º aniversário em data a anunciar. Para assinalar o 45º aniversário estão a ser programadas várias iniciativas, posteriormente divulgadas através de um programa de actividades, que terá como ponto alto a realização da corrida de toiros na Praça de toiros de Alcochete, momento este que reunirá em Praça antigos e actuais elementos do Grupo. O Grupo de Forcados Amadores de Alcochete está empenhado e motivado para a temporada que se avizinha, honrando o seu passado, os seus pergaminhos e recordando todos aqueles que fizeram parte destes primeiros 45 anos da sua História.

Atentamente,
Grupo de Forcados Amadores de Alcochete


Este Domingo corrida solidária em Ermidas Sado.


No próximo domingo, 3 de Abril, em Ermidas Sado uma corrida de toiros solidária, a favor de instituições sociais, que marca o arranque nesta temporada do cavaleiro Rui Salvador, alternando com Francisco Núncio e António Maria Brito Paes e com os grupos de forcados amadores de Lisboa e de Beja. Lidam-se toiros da ganadaria Silva Herculano.


23 de Abril também Festival Taurino em Stº António das Areias.




Livro sobre "Manuel dos Santos o Homem e o Toureiro" irá ser apresentado amanhã 1 de Abril na Azambuja e dia 2 em Coruche.


O livro "Manuel dos Santos - O Homem e o Toureiro", da autoria do filho do empresário e matador de toiros, Dr. Manuel Jorge Diez dos Santos,  será  amanhã  apresentado na  Azambuja e sábado em  Coruche. Na sexta-feira, 1 de Abril, por iniciativa da Tertúlia "Festa Brava", é feita a apresentação do livro na Galeria da Biblioteca Municipal em Azambuja, seguindo-se uma demonstração de toureio pelos alunos da Escola de Toureio local. No dia seguinte, sábado, dia 2, o livro é apresentado em Coruche no Auditório José Labaredas no Museu Municipal. Nas duas ocasiões, a obra será apresentada por Vitor Escudero (autor do prefácio) e por Manuel Jorge Diez dos Santos.

O rejoneador Diego Ventura na última estreia da Março do Canal Campo Pequeno TV.


A última estreia do mês de março no Campo Pequeno TV é a grande Corrida Flash de 2001, com os cavaleiros Rui Salvador, Diego Ventura e Francisco Palha e as pegas a cargo dos forcados de Santarém e Évora, com toiros da ganadaria de Maria Guiomar Cortes Moura. Estreia amanhã, dia 31, no Campo Pequeno TV. Entre nesta lide e subscreva já o Campo Pequeno TV no canal 165 da MEO e no Videoclube da NOS, com novos conteúdos todas as semanas. Saiba tudo em www.campopequeno.com/campopequenotv.Também estão disponíveis online conteúdos selecionados no Vimeo On Demand (https://vimeo.com/ondemand/campopequenotv).

10 de Abril Festival Taurino em Alvalade do Sado.





Junta de Freguesia de Vila Franca presta amanhã homenagem ao matador de toiros Mário Coelho.

Realiza-se amanhã sexta-feira, uma homenagem ao matador Mário Coelho pelo seu 80º aniversário, num evento que terá lugar no Auditório da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira. Com início às 21 horas, esta homenagem ao matador de toiros vilafranquense, inclui um colóquio sobre o toureiro com a participação de Elísio Summavielle, Coronel José Henriques, Maurício do Vale e de Rui Bento Vasques.

terça-feira, 29 de março de 2016

Novilhos de 'Murteira Grave' permitiram troféus em França




A ganadaria Murteira Grave lidou na tarde de ontem, segunda-feira, uma novilhada com picadores em Mugron (França), de comportamento variado mas importante e séria, que permitiu o corte de orelhas aos novilheiros Joaquin Galdós e Luis David Adame, tendo sido de Pablo Aguado a faena da tarde. Os novilhos foram desiguais de apresentação e comportamento, destacando o segundo e o quinto da ordem. Actuaram os novilheiros Joaquín Galdós (ovação e orelha), Pablo Aguado (silêncio e volta) e Luis David Adame (silêncio e orelha).

Sérgio Nunes destacou-se no Bolsín de Ledesma.


Sérgio Nunes, aluno da Academia de Toureio do Campo Pequeno, registou ontem uma destacada actuação em mais uma sessão do Bolsin de Ledesma (Salamanca). Como aos restantes 5 concorrentes desta sessão, coube a Sérgio Nunes lidar uma novilha de Valdeflor, ganadaria de que é proprietário o matador de toiros José Miguel Arroyo “Joselito”. Sérgio Nunes foi muito aplaudido, tendo deixado bom ambiente.

Um português entre os seleccionados para o Bolsín 'Tierras de Zamora': Sérgio Gonçalves da Escola de Toureio da Moita.


Foram conhecidos hoje os nomes dos novilheiros seleccionados para participarem no V Bolsín “Tierras de Zamora”, que terá início no próximo sábado. Entre os 30 escolhidos está um português, o jovem Sérgio Gonçalves da Escola de Toureio da Moita.


 SABADO 2 DE ABRIL
 SAN MIGUEL DE LA RIBERA   17,00 H
GANADERÍA
D. RAMÓN RODRIGUEZ 
ALEJANDRO GUERRERO  “ALEJANDRO CANO
Escuela T de la Línea de la Concepción. Cádiz.
ALFONSO PABLO ORTIZ  “ALFONSO ORTIZ”
Fundación El Juli. Arganda del Rey. Madrid
ALVARO GAMO BARRIOPEDRO
Escuela taurina de Guadalajara
ALVARO SANCHEZ MORENO
Escuela taurina de Guadalajara
ANTONIO MEDINA VAZQUEZ
Escuela Taurina de Badajoz
BORJA XIMELIS RODRIGUEZ
Palma de  Mallorca
CRISTOBAL RAMOS  “PARRITA”
Fundación el Juli. Arganda del Rey. Madrid.
DANIEL DE LA FUENTE FELIU
Sevilla.
JAIME CASAS MARTIN
Pinilla de Toro. Zamora.
JESUS CUESTA MARISCAL  
Camas. Sevilla.
JOSE MIGUEL ARELLANO LAMAS
Aguascalientes. México
JUAN CARLOS BERROCAL BERRIALES
Valencia de Alcantara.  Cáceres.
MANUEL RAMIREZ BAUTISTA
Escuela T. de la Línea de la Concepción. Cádiz.
SERGIO SANTOS GONÇALVES
Moita do Ribatejo. Portugal.
VICTOR HERNANDEZ PEÑALVER
Escuela taurina de Guadalajara


 DOMINGO 3  DE ABRIL
FRESNO DE LA RIBERA   17,00 H
GANADERÍA
“LOS BAYONES”

ALVARO MARTIN FERNANDEZ
Escuela Taurina  Marcial Lalanda. Madrid.
ANGEL TELLEZ GOMEZ-MARCOTE
Escuela Taurina Marcial Lalanda.  Madrid.
ANTONIO HERNANDEZ GRANDE
Escuela de Tauromaquia de  Salamanca.
CRISTIAN MONTORO ÁLVARO
Escuela taurina Navas del Rey. Madrid.                     
DAVID ROLDAN PALACIOS
Albacete.
DAVID SALVADOR SANCHEZ
Escuela de Tauromaquia de Salamanca.
EUSEBIO FERNANDEZ DE MIGUEL
Sepúlveda. Segovia.
FERNANDO SANCHEZ  “FERNANDO DEL ROCIO”
Castilleja de la Cuesta. Sevilla
JAVIER SANCHEZ MIRA-CANO
Simancas. Valladolid.
JOSE JAVIER SANCHEZ ROJO
Trujillo. Cáceres
JOSE LUIS VEGA
Escuela Taurina de Navas del Rey. Madrid.
JUAN COLLADO DIAZ
Navalcarnero. Madrid.
JUAN MANJARREZ HOYOS   
Cali. Colombia.
JUAN JOSE ROMERA SANCHEZ
Granada.
MARTA REILLO FERNANDEZ
Cuenca.

Faleceu o Eng. Manuel Castro e Brito.



Faleceu  ontem, aos 65 anos de idade, o Eng. Manuel Castro e Brito. Natural de Baleizão (Beja), foi pessoa influente no mundo da agricultura sendo presidente da ACOS - Associação de Agricultores do Sul, e um nome de referência no que concerne a organização e proliferação do seu alentejo aquando da realização da Feira bejense 'Ovibeja'. Castro e Brito integrou o Grupo de Forcados Amadores de Beja na década de 70, sendo um homem de reconhecida afición, tendo disponibilizado também o terreno para a montagem da praça destinada à reativação dos Amadores de Beja.

Monforte: o que nós vimos ela não viu. O que ela viu nós não vimos!


Presentes em Monforte muitos e presente de Páscoa muito achocolatado da escriba do site d´ouro, uma verdadeira pérola literária, a analise à  lide rubricada pelo cavaleiro João Maria Branco: better than this nothing! - mais ou menos isto traduzido para português. Toma lá que chocolate não é para brutos! Toda a imprensa presentes concordou que o jovem João Maria Branco esteve aguerrido e toureio, desenvolto, perante um hastado que não facilitou. Admiramos e respeitamos o toureiro, mas... "João Maria Branco inaugurou hoje a sua época 2016 e confirma-se. Este é o ano da viragem (?? esquerda, centro, direita??) e que, a par com as opções tomadas na sua carreira dará os seus frutos. Tem atitude aos montes e uma quadra de cavalos com soluções. Em Monforte confirmou ao que vem, deixou ferros de grande nota e repito, com a tal atitude que se precisa neste "mundillo". Rematou as sortes e mexeu com as bancadas(senhor Delegado Técnico sff comunique se faltam lugares nas bancadas). A ultima bandarilha com entrada ao piton contrário, merecia sequençia... E mais, este ultimo marcando a estreia em praça do cavalo Hemingway, ("prontos" já vi em quem a senhora se inspirou para escrever esta prosa) que de resto promete ser um "caso". Dos restantes participantes em cartel...." (Solange Pinto Touro e Ouro)


 Depois de Ventura e João Maria Branco aguarda-se pareceres sobre Mara Pimenta. 
E OLÉ siga a festa!



segunda-feira, 28 de março de 2016

Ontem Marcos Bastinhas e João Maria Branco, em Monforte, saborearam as "amêndoas" em domingo de Páscoa.


Com bastante ambiente e uma praça bem composta em relação a afluência de publico, os toiros lidados pertencentes ás divisas de "Pinto Barreiro" e  "S. Torcato" saíram deslusidos  e com pouca classe, sendo que condicionaram o brilhantismo que este festival poderia ter tido, já que o cartel era de primeiro plano. Também e uma vez mais, um toiro de "Pinto Barreiros", com dificuldades de visão -   o primeiro da tarde, que tocou a Luís Rouxinol. O ano passado nos diversos espectáculos em que estivemos presentes , e onde foram lidados  "Pinto Barreiros", assistimos á lide de  "quatro cegetas" - que o digam Rouxinol e Bastinhas. Quanto aos restantes houve um pouco de tudo: reservados, a adiantarem-se às montadas, ou procurando o refúgio das tábuas - todo um luxo. Quanto ás lides, Luís Rouxinol desembaraçou-se do seu com muito traquejo e experiência. Brito Paes deu também a volta ao assunto, assim como Duarte Pinto, face ao que lhes saiu pela porta dos chiqueiros. Já Marcos Bastinhas e João Maria Branco tocaram outra partitura. O de Elvas não deu tréguas a um toiro que procurava as tábuas, desligando-se com facilidade do cavalo.Valor, raça e uma escolha de terrenos acertadas, foram a receita de Bastinhas para o toiro investir e ter o publico consigo.  João Maria Branco aguentou logo de inicio, as investidas de um toiro que carregava com violência, mas que o cavaleiro ao longo da sua actuação foi-se apoderando, estando por cima do inimigo e terminando em bom plano. O rejoneador colombiano  Jacobo Botero não esteve nas suas melhores tardes. As montadas, sobretudo o baio "Silveiras", esteve em tarde de não querer, equivocando-se também o ginete com as dificuldades do hastado e os terrenos que por vezes elegeu para cravar. No capitulo das pegas destacou-se o Grupo de Portalegre (Cláudio Cruz e Nelson Baptista) e Arronches (Luís Marques e João Rosa) ambos com pegas à primeira tentativa. O Grupo de Monforte foi menos feliz com uma pega à segunda tentativa por Luís Samarra e a outra consumada em sorte sesgada por Carlos Falcão á quarta tentativa. Dirigiu o espectáculo Marco Gomes.
                                                                                Pedro Silva






as pegas

















na praça e ao redor