O matador de toiros Enrique Ponce comunicou que irá doar os honorários da sua actuação na Primeira Parte da Temporada Grande da Plaza México às vítimas dos trágicos sismos que assolaram o país no passado mês de Setembro. Ponce actua a 3 de Dezembro na Plaza México, numa Corrida Mista, em que reparte cartel com o rejoneador Jorge Hernández e os matadores Joselito Adame e Octavio García “El Payo”, lidando-se toiros de El Vergel, Herds. Teófilo Gómez e Júlio Delgado. O diestro valenciano foi o primeiro toureiro a oferecer-se para tourear em favor das vítimas dos terramotos, ficando, contudo, fora do cartel da Corrida de Beneficência de 12 de Dezembro por força de uma polémica com José Tomás.
sábado, 21 de outubro de 2017
Aprovação de Garanhões - Coimbra 2017.
Realizou-se hoje, Sábado dia 21 de Outubro, na Escola Superior Agrária de Coimbra, a concentração para a Admissão de Garanhões ao Livro de Reprodutores da Raça Lusitana.
Ordem de Entrada, em baixo:
Encontro com criadores sobre o “Lusitano e o Ensino”.
Realizou-se no passado dia 18 de Outubro de 2017 um Encontro com criadores com o intuito de discutir algumas temáticas relacionadas com o Lusitano na disciplina de Ensino. Como oradores contámos com a presença, do Dr. Pedro Ferraz da Costa na qualidade de Diretor da APSL, Paulo Caetano na qualidade de Treinador, o Veterinário Dr. Bruno Miranda, o Juiz Internacional Carlos Lopes, o Proprietário Vasco Freire e como utilizadores Daniel Pinto e Miguel Ralão. Depois das várias exposições feitas que enquadraram o cavalo Lusitano na Dressage, segundo as suas perspetivas, contámos com a presença do Presidente da FEP, Dr. Manuel Cidade de Moura, que encerrou a sessão e a quem manifestamos o nosso agradecimento pela presença e pelas palavras. De seguida foram feitas apresentações de três cavalos da Raça Lusitana, comentadas pelos diferentes oradores: Luciana Inácio & IRAQUE (Criador: Dr. Pedro Ferraz da Costa), Rita Ralão & GEADA D’ATELA (Criador: Francisco Bessa de Carvalho e propriedade de Lusitanos D’Atela. João Torrão & EQUADOR (Criador: Coudelaria do Monte Velho). Foi com grande satisfação que constámos o forte interesse demonstrado pelos muitos presentes, cerca de 90 pessoas.
sexta-feira, 20 de outubro de 2017
Tertúlia Montemorense divulgou os seus Triunfadores de 2017.
A Tertúlia Montemorense divulgou hoje sexta-feira, dia 20 de Outubro de 2017, os triunfadores da temporada 2017 da Praça de Toiros de Montemor o Novo. Os distinguidos são o cavaleiro João Moura jr.; Forcado Francisco Maria Borges; toiro da ganadaria de "António Silva" com o nº 24 lidado a 23 de Setembro.
Grupo de Forcados Amadores de Alcochete na temporada da México.
O Grupo de Forcados Amadores de Alcochete será a única presença portuguesa na primeira parte da Temporada Grande da Praça México, a qual foi esta quinta-feira apresentada. Os Forcados portugueses irão actuar no dia 1 de Janeiro e fazem parte de uma temporada onde figuram nomes como José Tomás, El Juli, Pablo Hermoso de Mendoza, entre outras grandes figuras do toureio mundial. Os cartéis já confeccionados são os seguintes:
19 de Novembro. Toiros de Herds. Teófilo Gómez para El Juli e Joselito Adame (mano-a-mano)
26 de Novembro. Toiros de Jaral de Peñas e outra a designar para Pablo Hermoso de Mendoza, Cayetano Rivera, Arturo Salvídar e Leo Valadez (que confirma alternativa)
3 de Dezembro. Toiros de El Vergel, Herds. Teófilo Gómez e Júlio Delgado para Jorge Hernández, Enrique Ponce, Joselito Adame e Octavio García “El Payo”
10 de Dezembro. Toiros de Xajay para Sebastián Castella, Sergio Flores, Ginés Marín e Luís David Adame
12 de Dezembro: Corrida de Beneficência em favor das Vítimas dos Terramotos. Toiros de distintas Ganadarias para Pablo Hermoso de Mendoza, José Tomás, El Juli, José María Manzanares, Joselito Adame, Octavio García “El Payo”, Sergio Flores e Luís David Adame.
17 de Dezembro. Toiros de Rancho Seco e Torreón de Cañas para Andy Cartagena, Fermín Rivera e Juan Pablo Sánchez.
25 de Dezembro. Toiros de Rancho Seco para Fabián Barba, António Romero e Gerardo Adame.
1 de Janeiro. Toiros de San Marcos para Emiliano Gamero, Luís Pimentel e Sebastián Torre. Forcados Amadores de Mazatlán e Alcochete.
quinta-feira, 19 de outubro de 2017
Forcados Amadores da Moita encerram temporada dia 29 de Outubro.
Os Forcados Amadores da Moita, comandados por Pedro Raposo, encerram a sua temporada 2017, realizando uma Festa de Final de Temporada, no dia 29 de Outubro, na Praça de Touros Daniel do Nascimento. A partir das 13 horas, e seguido de um almoço convívio, são muitas as actividades taurinas que vão ter lugar, juntando antigos e actuais elementos do Grupo.
Nuno Casquinha uma vez mais triunfa no Perú.
O matador de toiros Nuno Casquinha encerrou a sua temporada no Perú conquistando o galardão que o elegeu máximo triunfador da corrida celebrada em Santa Cruz de Andamarca, onde lidou 2 toiros das ganadarias de San Pedro e Camponuevo, cortando as duas orelhas a cada um deles e saindo em ombros ao lado dos seus companheiros de cartel, Emílio Serna (silêncio e duas orelhas) e Sebastián Vela (duas orelhas e orelha). Nuno Casquinha já se encontra em Portugal para no próximo sábado, dia 21, fechar a sua temporada na localidade espanhola de Villanueva del Pardillo onde vai actuar "mano-a-mano" com o cavaleiro praticante David Gomes.
quarta-feira, 18 de outubro de 2017
Olivença: II Congresso de Turismo Taurino entre 20 e 22 de Outubro.
A Diputación de Badajoz apresentou o II Congresso de Turismo Taurino, que ocorrerá nos próximos dias 20 a 22 de Outubro no Convento de São João de Deus, em Olivença, e que é organizado pelo Patronato Provincial de Turismo e Tauromaquia, com o apoio da autarquia. Lorenzo Molina, Delegado do Patronato, declarou que o Congresso pretende demonstrar que o turismo e a tauromaquia se traduzem em factores de desenvolvimento económico, o que levou a Diputación de Badajoz a fundir, em 2015, os dois patronatos existentes num único (Patronato de Turismo e Tauromaquia), com o intuito de fomentar as actividades que contribuem para o desenvolvimento turístico da região.A organização, tendo em consideração que a tauromaquia constitui um património cultural inigualável e que tem contribuído para o avanço de diversas áreas ligadas ao turismo, como os transportes, os alojamentos ou a alimentação, desde cedo mostrou interesse em realizar o Congresso na cidade de Olivença, declarada como Conjunto Histórico Artístico e alta referência para o mundo tauromáquico. Para o efeito, também se teve em conta o facto de a Província de Olivença acolher várias ganadarias e a cidade ser a sede da “Feria del Toro”, um grande evento de interesse turístico e que abre a temporada taurina em Espanha. O Congresso incluirá três grandes painéis: o Turismo, que versará sobre as experiências turísticas taurinas de êxito, como as que oferecem as Ganadarias de Victorino Martín em Espanha e de Murteira Grave em Portugal; a Cultura, que contará com algumas exposições de pintura, colóquios culturais e demonstrações de toureio; e a Gastronomia, tendo sido criada a chamada “Rota da Tapa do Toiro de Lide”, na qual participam nove restaurantes da cidade de Olivença. Todos os interessados poderão inscrever-se através do site oficial do Congresso: http://www.iicongresoturismotaurino.es A inscrição é gratuita e será oferecido transporte também gratuito a partir de Badajoz. No site oficial acima indicado encontrará toda a informação sobre o programa oficial do Congresso, bem como informações turísticas da Província de Olivença.
terça-feira, 17 de outubro de 2017
segunda-feira, 16 de outubro de 2017
Ana Rita distinguida pela Tertúlia Universitária da Juventude de Sevilha.
A cavaleira portuguesa Ana Rita foi ontem distinguida em Sevilha com o troféu da Tertúlia Universitária da Juventude de Sevilha em reconhecimento pela sua trajectória nas arenas e em especial pela temporada que esta temporada protagonizou em Espanha, onde participou em 29 corridas, cortando 79 orelhas e 9 rabos e saindo em 26 ocasiões em ombros pela porta grande de diversas praças. Este prémio teve um significado muito especial para a toureira portuguesa, uma vez que esta Tertúlia só costuma outorgar troféus a quem actua na Real Maestranza de Sevilha.
Comissão organizadora dos espectáculos a favor das Vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande tornou publico que serão em Março.
"A Comissão Organizadora dos espectáculos a favor das vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande, João Pedro Bolota, António Ventura, Carlos Anjos e Moita Flores, agradecendo a todos os que se solidarizaram de imediato e se mostraram disponíveis para colaborar para com a iniciativa dos ‘Espectáculos a favor das vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande’, informa que os mesmos se realizarão em Março do próximo ano, por ocasião das Festas de São José, onde estará também inserido o dia da Cidade de Santarém. Tal decisão, e depois de anunciadas algumas datas, prende-se que o facto de uma maior disponibilidade por parte de todos os agentes da festa em Março, reafirmando assim a pertença da organização de ter grandes espectáculos, de modo a angariar a maior quantidade possível de fundos, a favor dos que ainda hoje sofrem com a tragédia de Junho. A Comissão Organizadora, agradece igualmente aos Senhores Casimiro Santos e Mário Guarda, toda a disponibilidade e colaboração desinteressada para com o evento."
domingo, 15 de outubro de 2017
"Sector 1" comemora aniversário com homenagem aos ganaderos Mário Vinhas e Eng. Luís Rocha.
Irá realizar-se no próximo dia 20 de Outubro, sexta-feira, o jantar comemorativo do 85º aniversário do Grupo Tauromáquico 'Sector1'. A par da comemoração do aniversário, o Sector 1 irá homenagear os Exmos. Srs. Ganaderos: Sr. Mário Vinhas e o Eng. Luís Rocha. Será orador convidado o crítico José Cáceres. O jantar terá lugar na noite de sexta-feira, 20 de Outubro, pelas 20h15m, no Restaurante Jardim do Mundial (Hotel Mundial - Lisboa). O custo do jantar será de 22€. As inscrições devem ser feitas até ao dia 17 de Outubro para o email grupotauromaquicosector1 @gmail.com ou para o número 916868538.
José Tomás no Festival Taurino a realizar na Praça México a favor das vitimas dos terramotos.
Essa incontornável figura do toureio - o matador de toiros espanhol José Tomás regressará às arenas em Dezembro para uma Corrida de Beneficência a favor das vítimas dos terramotos que assolaram o México no passado mês de Setembro. A Corrida Solidária realizar-se-á na Praça México a 12 de Dezembro, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, e contará com um cartel de excelência, integrando alguns dos maiores nomes do toureio. Segundo o diário espanhol El Mundo,poderão fazer o passeio Pablo Hermoso de Mendoza, El Juli ou os irmãos mexicanos Joselito e Luís David Adame, para um espectáculo em que serão lidados 8 toiros.
Nuno Casquinha cortou três orelhas em Nuñoa tendo conquista o Escapulário de Ouro.
O matador de toiros Nuno Casquinha, toureou este sábado, 14 de Outubro, na Praça de Touros de Nuñoa(Perú). Na lide de toiros de San Pedro, Santa Isidora e Calderón, actuaram os diestros, Nuno Casquinha, orelha e duas orelhas, Gustavo Zuñiga, orelha e palmas e Samuel Calderón, volta à arena no único oponente que lidou. No final Nuno Casquinha venceu o Escapulário de Ouro, que estava em disputa neste espectáculo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)