sexta-feira, 15 de julho de 2016
quinta-feira, 14 de julho de 2016
II Ciclo Nacional de Novilhadas das escolas de toureio tem inicio dia 16 de Julho na Moita do Ribatejo.
No próximo sábado, 16 de Julho, pelas 22 horas, ten inicio na praça de toiros Daniel do Nascimento, o II Ciclo Nacional de Novilhadas das Escolas de Toureio, uma organização conjunta da Escola de Toureio José Falcão de Vila Franca de Xira, da Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita e da Academia do Campo Pequeno. Reedita-se desta forma o ciclo de novilhadas que tanto êxito obteve na temporada de 2012, com a finalidade de proporcionar a necessária rodagem aos jovens alunos das referidas escolas, numa promoção ao toureio a pé que conta com o apoio da Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide – através dos seus associados que irão fornecer as reses, de forma gratuita, para que os festejos tenham viabilidade – e dos empresários Rafael Vilhais, Ricardo Levesinho, Soc. Campo Pequeno, Paulo Pessoa de Carvalho, Simão Comenda, Paulo Vacas de Carvalho e José Luís Gomes. O ciclo tem programadas novilhadas para a Moita (16 de Julho), Beja (10 de Agosto), Coruche(14 de Agosto), Samora Correia (19 de Agosto), Salvaterra de Magos (2 de Setembro), Montemor-o-Novo (3 de Setembro), Sobral de Monte Agraço (17 de Setembro), Campo Pequeno (1 de Outubro) e Vila Franca de Xira (9 de Outubro). Em festejos mistos na categoria de “Novilhada Popular”, actuarão João Martins e João d´Alva (Vila Franca de Xira); Sérgio Gonçalves, Paula Santos, Rúben Correia e Luís Silva (Moita) e Sérgio Nunes (Campo Pequeno). Os cavaleiros que irão participar neste ciclo são: Os praticantes Francisco Parreira, Francisco Correia Lopes, Verónica Cabaço, Andreia Oliveira e a amadora Inês Silva Carvalho. Vários serão também os Grupos de Forcados Amadores: Aposento da Moita, S. Manços, Beja, Coruche, Montemor e Vila Franca de Xira, entre outros. Do festejo inaugural, na Moita, a 16 de Julho (inserido no 66.º aniversário da Daniel do Nascimento), fazem parte o cavaleiro praticante Francisco Correia Lopes, o Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita e os novilheiros João Martins, Sérgio Gonçalves, Sérgio Nunes, tendo ainda como convidado, António Pintiado, da Escola de Toureio de Badajoz. Lidam-se novilhos de Calejo Pires, Palha, Cunhal Patrício Herds., Varela Crujo e Falé Filipe.
Bienal de Fotografia em Vila Franca de Xira tem a Tauromaquia como um dos temas.
No âmbito da Bienal de Fotografia 2016 (BF16), organizada pela edilidade de Vila Franca de Xira, decorrem até 15 de Julho, as candidaturas aos dois temas específicos - “Concelho” e “Tauromaquia” – na sua componente de Prémio. Para além de uma relevante componente cultural, com cerca de 30 artistas que marcam o panorama nacional, a desenvolver em vários espaços da cidade de Vila Franca de Xira a partir de Outubro, a BF16 mantém a componente original de Prémio. De 19 Novembro a 8 de Janeiro o edifício da Patriarcal apresentará os trabalhos seleccionados no âmbito do Prémio BF16 (tema livre). Seguem-se, no mesmo local, as exposições relativas aos Prémios “Concelho” e “Tauromaquia”, de 4 de Fevereiro a 19 de Março. A Bienal de Fotografia é uma iniciativa cultural de âmbito nacional, dedicada à fotografia, promovida desde 1989. Nesta edição conta com a Curadoria-Geral do Historiador de Arte David Santos, pretendendo a Autarquia reforçar a presença do evento no panorama artístico português.
Em Tomar dia 20 de Agosto o G.F.Amadores de Tomar comemora 60º aniversário pegando em solitário 6 toiros de...
O matador de toiros Roca Rey foi ontem a figura da tarde em Pamplona.
A sétima corrida de toiros da Feira Taurina de San Fermín 2016 ficou marcada pelo peruano Andrés Roca Rey, ao cortar duas orelhas ao terceiro cuvillo da tarde, tendo sido silenciado após pinchazo no ultimo da tarde. Sebastián Castella foi silenciado no seu primeiro e cortou uma orelha ao quarto. Miguel Angél Perera no primeiro da corrida ao pinchar por duas vezes perdeu o troféu. No seu segundo escutou ovação.
quarta-feira, 13 de julho de 2016
Triunfo da Ganadaria Sobral em Cabeza la Vaca (Badajoz).
A Ganadaria Sobral alcançou em Cabeza la Vaca (Badajoz) um sonante triunfo. Lidaram-se seis novilhos, variados de capa e bem apresentados, tendo sido cortadas seis orelhas no total. Os segundo, quinto e sexto novilho foram ovacionados no arrastre, O David de Miranda, máximo triunfador do festejo, cortou quatro orelhas David Bolsico e Alfonso Cadaval, escutaram ovação e cortaram uma orelha, respectivamente.
terça-feira, 12 de julho de 2016
Subscrever:
Mensagens (Atom)