sábado, 29 de outubro de 2016
Tertúlia "A Mexicana" vai homenagear a Administração do Campo Pequeno.
A Tertúlia Tauromáquica "A Mexicana", presidida por Joaquim Tapada, realiza no próximo dia 16 de Novembro, um jantar de homenagem à Administração do Campo Pequeno, nas pessoas da Drª Paula Matamouros , presidente da Administração e Rui Bento Vasques, director de Actividades Tauromáquicas. As inscrições estão abertas até dia 14 de Novembro e podem ser feitas através dos telemóveis 966 015 058 ou 969 370 968. O jantar terá lugar no restaurante da Pastelaria "A Mexicana ", a partir das 20 horas de dia 16 de Novembro.
José Maldonado Cortes comemora na próxima temporada 55 anos de alternativa.
O cavaleiro José Maldonado Cortes comemora na próxima temporada o 55º aniversário da sua alternativa, recebida no Campo Pequeno em Abril de 1962 das mãos de Pedro Louceiro . A comemoração da efeméride contará com a realização de vários actos para a assinalar, sendo o mais importante uma corrida de toiros em que José Maldonado Cortes poderá eventualmente tourear, ao lado de seu filho Francisco Cortes, marcando este evento a estreia oficial nas arenas de seu neto Francisco Cortes Júnior. José Cortes estreou-se em público a 2 de Março de 1954 na praça da sua terra, Estremoz. Ao longo da sua carreira, toureou em Portugal, África, Espanha, França, México, Colômbia, Venezuela, tendo sido um dos dos toureiros que no ano de 1969 actuou em Jacarta, na Indonésia, na corrida de toiros que até hoje bateu todos os recordes de publico: 120 mil pessoas.
quinta-feira, 27 de outubro de 2016
Jaquetas de Ramagens um mundo de valentia e solidariedade! (I)
Grupo forcados Amadores de Alcochete |
G.F. Amadores do Aposento da Moita
G. F. Amadores de Tomar |
G. F. Amadores do Ribatejo |
G.F. Amadores do Montijo |
António de Portugal é homenageado amanhã em Vila Franca de Xira.
O Clube Taurino Vilafranquense rende amanhã, sexta-feira, homenagem ao matador de toiros António de Portugal durante um jantar na sua sede, em Vila Franca de Xira, a partir das 19h30. Serão convidados especiais o crítico taurino Maurício do Vale e os matadores José Júlio e Parreirita Cigano, com o qual formou recordada parelha nos tempos de novilheiro, na década de 70. António Manuel Daniel Soares Louro, de seu verdadeiro nome, nasceu no Calhandriz (Vila Franca de Xira) a 25 de Junho de 1953 e cedo se apaixonou pela arte do toureio, debutando como amador no ano de 1972 e tornando-se novilheiro praticante em 1974. Como novilheiro, forma interessante parelha com Parreirita Cigano e juntos actuam em praticamente todas as praças nacionais. A 7 de Junho de 1976 faz a prova para novilheiro e no ano seguinte, a 7 de Maio, é um dos participantes na gloriosa e sempre recordada corrida de morte na praça "Palha Blanco", ao lado dos matadores José Júlio e Rayito da Venezuela (já falecido). Pouco depois ruma ao México, onde adopta o nome artístico de António de Portugal e onde no ano de 1980 recebe a alternativa de matador de toiros a 6 de Abril na feira de Jerez, apadrinhado por Mariano Ramos com o testemunho de Rafael Gil "Rafaelillo", com toiros da ganadaria de Aurélio Franco. Referenciado como um toureiro de arte, de entrega e de muita coragem, toureou nos anos 80 e 90 em Portugal e também no México e na Califórnia, onde acabou por se radicar. Actuou pela última vez entre nós no ano de 1995 na praça nortenha de Nave de Haver, a 12 de Agosto, frente a toiros espanhóis de El Canário e alternando com Rui Bento Vasquez. Toureou antes em Macau com Vitor Mendes.
quarta-feira, 26 de outubro de 2016
Clube Taurino de Alter do Chão iniciou as actividades com os mais pequenos.
Pelo sétimo ano consecutivo o Clube Taurino do Agrupamento de Escolas de Alter do Chão apresenta um plano de actividades bem completo , sendo que o iniciou com actividades de pintura taurina, construção de cartazes taurinos com recurso a sistemas informáticos e decoração de bandarilhas. Actividades realizadas com o apoio da associação “Vamos à Vila “ de Montalvão, e pelo CIT de Monforte, com excelente insolvência de Sérgio Batista e Jesus Barreto. Foi uma experiência gratificante e de grande convívio, aprendizagens concretizadas , onde os docentes Ana Sara , Dora Palma e Marco Gomes acompanharam os petizes do Clube Taurino. Ao longo do ano vão ser mais, muito mais actividades a realizar, sendo que a Gala da Tauromaquia, e a vertente solidaria vão estar certamente presentes.
Irmãos Garzón são os novos apoderados de José Garrido.
Os Irmãos Garzón, ganadeiros e empresários, são os novos apoderados do toureiro estremenho José Garrido que neste final de temporada (Bilbao) se afirmou como um toureiro a ter em conta, e não votado ao ostracismo, como vinha acontecendo por parte das empresas. O vínculo começa já na campanha americana e na próxima temporada em Espanha e França. Os irmãos Garzón são conhecidos no meio como gente trabalhadora e, o exemplo disso, está no esforço que fizeram para recuperar algumas praças na Extremadura espanhola. Também do lado de cá da fronteira, na região de Monforte, têm os seus interesses ganadeiros, aliás região esta que é muito visitante por José Garrido pela amizade que têm com João Augusto Moura. Garrido foi até aqui apoderado por António Ferrera/Raul Gracia "El Tato" e, ultimamente,e só por este. A ligação terminou com o matador a tourear esta temporada que agora finaliza um total de 32 festejos. Para já, na América, Garrido vai tourear em Morelia, Aguascalientes e possivelmente na Temporada Grande na Praça México.
terça-feira, 25 de outubro de 2016
Toureio a cavalo uma arte, uma tradição - momentos de glória!
Ganadaria Vinhas distinguida em França.
A Associação de Críticos Taurinos do sudeste francês (Nimes, Ceret, Beziers, Saint Gilles e Alés), declarou os premiados da temporada 2016. Juan Bautista, melhor matador; Manolo Vanegas, melhor novilheiro; Nuñes del Cuvillo e a ganadaria portuguesa de Herdºs de Manuel e Mário Vinhas (Ceret 17 de Julho), como a melhor corrida e novilhada.
Troféus da Tertúlia Tauromáquica Sobralense 2016.
Ganadaria - Calejo Pires
Espada - Juan Leal
Cavaleiro - Luís Rouxinol Júnior
Forcados - Amadores de Lisboa
Menções Honrosas:
Novilheiro - João d'alva
Bandarilheiro - Joaquim Oliveira
Galardão de Destaque
Luís Miguel da Veiga
Alcochete- Apresentação do CD "A Arte do Pasodoble" da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898.
A banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 lançou o CD “A arte do pasodoble” no passado dia 8 de outubro, na sede da coletividade na vila de Alcochete. O novo CD, com direção artística do maestro António Menino, vai estar à venda por €8 e tem as seguintes faixas: A José Manuel Raminhos, Entre barreiras, Rocieras de Alcochete, O Guete, Casa da Malta, José Augusto, Vila Franca, Palha Blanco, António Manuel Cardoso (Nené), Diego Ventura, Aposento de Turlock e Forcados de Alhandra. Aos interessados, o novo cd já se encontra à venda podendo ainda beneficiar do preço de lançamento, para quem residir fora de Alcochete, pode ser enviado à cobrança com o custo acrescido de embalagem e portes, deverão enviar o pedido para o email sia.banda@gmail.com
"AS FESTAS, AÍ ESTÃO"- livro comemorativo dos 75 anos de Festas do Barrete Verde e das Salinas em Alcochete.
"Campo Pequeno" na Feira Internacional de Macau.
A empresa do Campo Pequeno participou de 20 a 22 de Outubro, na Feira Internacional de Macau. A participação, que ocorre pelo segundo ano consecutivo, teve como principal objectivo estabelecer contactos com operadores turísticos locais, com vista à inclusão dos espectáculos tauromáquicos do Campo Pequeno nos programas de viagem e lazer dos turistas chineses que, anualmente e cada vez em maior número, visitam Lisboa. No dia de inauguração do certame, o stand do Campo Pequeno foi visitado pelo Secretário de Estado Adjunto do Comércio Externo e pelo Presidente da Agência para o Investimento e o Comercio Externo de Portugal, respectivamente Paulo Alexandre Ferreira e Miguel Frasquilho, que se inteiraram dos objectivos e motivações que trouxeram o Campo Pequeno a este importante certame. O Campo Pequeno esteve presente na Feira Internacional de Macau, com um stand institucional, coordenado pela Associação de Jovens Empresários Portugal China, sendo representado pela sua Administradora, Paula Resende e pelo Relações Públicas, Paulo Pereira.
domingo, 23 de outubro de 2016
Em preparação a Temporada Grande da praça de toiros México.
A nova empresa da "Plaza México" anunciou os toureiros mexicanos e espanhóis que actuaram na maior praça do Mundo, assim como as ganadarias a lidar. Toureiros mexicanos: Zotoluco, Fermín Rivera, Joselito Adame, El Payo, Juan Pablo Sánchez, Arturo Saldívar, Diego Silveti, Sergio Flores, Ricardo Frausto, Juan Pablo Llaguno, Diego Sánchez, Armillita IV, Antonio Lomelín, Luis David Adame e Gerardo Rivera. Toureiros espanhóis: Morante de la Puebla, Sebastián Castella, José María Manzanares, Miguel Ángel Perera, Alejandro Talavante, José Garrido, Roca Rey, Ginés Marín e Hermoso de Mendoza. Ganadarias : José Julián Llaguno, Xajay, San Marcos, Rancho Seco, Jaral de Peñas, Fernando de la Mora, Teófilo Gómez, La Estancia, Montecristo, Los Encinos, El Vergel, San Isidro, Barralva, Santa María de Xalpa, Julián Hamdan e Bernaldo de Quirós
Marcos Bastinhas no México.
O cavaleiro de Elvas Marcos Bastinhas após a corrida de encerramento da temporada do Campo Pequeno, rumou até ao México, acompanhado da família, para umas férias, após ter terminado a sua época tauromáquica 2016.
1 de Novembro Festival Taurino no Cartaxo.
A Praça de Toiros do Cartaxo encerra oficialmente, a Temporada Taurina em Portugal, com a realização de um Festival Taurino a 1 de Novembro. O festejo reverte a favor do Fundo de Assistência dos Forcados Amadores do Cartaxo, sendo o cartel composto pelos cavaleiros Carlos Alves, Gonçalo Fernandes, José Carlos Portugal e os praticantes David Gomes e Soraia Costa. Pegam os Amadores do Cartaxo. Lidam-se exemplares da ganadaria Lopes da Costa.
"Campo Pequeno: publico disse - "assim se toureia a cavalo!"
A temporada 2016 da praça de toiros da Capital fechou em beleza. Depois de um inicio muito fora do contexto para a primeira praça do País e uma referencia mundial para o toureio a cavalo, os cartéis da parte final acabaram por redimir a empresa, sendo o 13 desta vez o numero da sorte para os aficionados e todo o publico que pôde assistir em directo através da RTP ao espectáculo. Um curro sério da ganadaria "Ernesto de Castro" e 6 cavaleiros dispostos a alcançar o êxito. Por sua vez os Grupos de Forcados Amadores de Lisboa e Coruche protagonizaram também eles momentos que conquistaram a assistência. Antonio Telles manteve a chama dos seus seguidores com uma actuação muito ao seu estilo. Antonio Brito Paes com bons momentos evidenciou uma vez mais o arranjo das suas montadas. Marcos Bastinhas galvanizou o publico com o seu toureio de emoção através da seriedade dos terrenos que pisa e a raça que latente em cada actuação. Duarte Pinto sempre bolidor com o publico e o seu toureio compassado justificou plenamente a sua presença neste cartel com mais uma boa actuação. Miguel Moura executando o "toureio da casa Moura" surpreendeu tudo e todos com dois curtos "plenos de toureria" estando o de Monforte em plena ascensão esta temporada. O praticante Parreirita Cigano esteve em pleno neste confronto pleno de responsabilidade, sendo algo penalizado no "mais um. Sem duvida Lisboa fechou a sua temporada em bom plano com um bom espectáculo, destacando-se em nossa opinião, a actuação do elvense Marcos Bastinhas e também o de Monforte Miguel Moura.
Luís Seromenho
Fotos D.R. Pedro Batalha/Naturales
Subscrever:
Mensagens (Atom)