quinta-feira, 31 de maio de 2018

Flashs Azambuja: Amadores do Ribatejo.











 
















                                                                                                                FOTOS D.R.



quarta-feira, 30 de maio de 2018

Comunicado da empresa "De Caras, Tauromaquia, Lda."


"Ponto 1
A Empresa De Caras, Tauromaquia, Lda. agradece a todos os órgãos de comunicação social tudo o que noticiaram, antes, durante e após a corrida do passado domingo 27 de maio em Coruche, em especial aos que estiveram presentes assim como uma palavra de apreço aos fotógrafos que, devido ao reduzido número de senhas de trincheira recebidas pela empresa em relação às acreditações solicitadas, não tiveram acesso á trincheira mas fizeram questão de estarem presentes e realizar o seu trabalho com as melhores condições possíveis que a empresa pode facultar, a todos o nosso sincero agradecimento!
Ponto2
Em relação ao panfleto distribuído no domingo 27 de maio em Coruche com o cartel da próxima corrida a ter lugar no dia 7 Julho às 22 horas, este contem um erro, (anuncia erradamente João Moura Jr quando devia anunciar Miguel Moura) o qual a Empresa De Caras, Tauromaquia, Lda. lamenta e apresenta publicamente desculpas aos cavaleiros João Moura Ir, Miguel Moura e seus respectivos apoderados.
Como tal solicita-se a todos os órgãos de comunicação social que divulguem o cartel correcto com os cavaleiros João Moura, António Ribeiro Telles, Manuel Ribeiro Telles Bastos e Miguel Moura, num confronto de gerações na comemoração dos 40 anos de alternativa do Maestro João Moura. Pegam os Grupos de Forcados Amadores de Coruche e de S. Manços, lidam 4 toiros de David Ribeiro Telles e 2 de Vale Sorraia. Será uma corrida de gala á antiga portuguesa, com início às 22 horas, acontecimento que há muitos anos não se realiza em Coruche!"


Capa do "Olé" para esta semana.


terça-feira, 29 de maio de 2018

Joaquim Bastinhas de regresso ás arenas esta temporada.


A noticia que se esperava chegou ao final da tarde de hoje: O Maestro elvense, Joaquim Bastinhas vai regressar ao activo. Desde Setembro de 2015, quando foi vitima de grave acidente na sua herdade de Elvas, Bastinhas esteve ausente das arenas duas épocas, tendo anunciado hoje o seu regresso por 8 tardes, tendo como apoderado Rogério Amaro. Sejam bem vindos, são os votos de toda a equipa do arenascom.

Azambuja: Marcos Bastinhas e Renato Pereira arrecadam troféus respectivamente para a melhor lide e melhor pega.

                                                                                                    Foto D.R.
Com 3/4 de casa preenchidos á vista, realizou-se no domingo, 27 de Maio, a tradicional corrida da Feira de Maio da Azambuja. Marcos Bastinhas, Ana Rita e o rejoneador Jacobo Botero lidaram um curro com ferro e divisa Silva Herculano, diferentes em tipo, regularmente apresentados, mas de comportamento abaixo das expectativas, primando pela mansidão. Nas pegas os amadores do Ribatejo e Azambuja. Dirigiu Lourenço Luzio. Em relação ao desempenho dos cavaleiros, Marcos Bastinhas esteve em bom plano, tanto pela forma como lidou, como pela forma como desenhou as sortes e as rematou. Entendeu bem os seus dois oponentes, tendo levado consigo para Elvas o prémio da melhor lide. Ana Rita, a jogar quase em casa, foi uma toureira plena de entrega, mesmo nos momentos em que denotou dificuldades, para levar de vencida o saído em quinto da tarde, um manso, que lhe consentiu alguns erros. Prolongou a lide com mais um ferro, que deixou com muita dificuldade, esfriando a sua actuação. No primeiro do seu lote, andou desafogada, praticando acertadamente um toureio em que encontrou o manso em todos os terrenos, adornando-se nos violinos, o que lhe valeu as palmas do publico. Jacobo Botero também com um lote pouco colaborante - tal como os seus colegas, alternou momentos bons, com outros nem tanto; sobretudo no ultimo da tarde. No seu primeiro, na ferragem comprida, nem sempre se ajustou com o hastado no momento das reuniões, vindo a mais depois nas bandarilhas. No sexto da tarde foi uma lide sem história, denotando muita dificuldade para tirar o toiro das tábuas. Destaque para o segundo curto da série, neste toiro. Quanto aos Forcados, Renato Pereira, dos Amadores da Azambuja, conquistou o troféu para a melhor pega, não havendo qualquer contestação quanto á decisão do Júri. Assim pelo grupo do Ribatejo pegaram André Martins, Samuel Martins e Nuno Amaro. Pela Azambuja foram caras Renato Pereira, Hugo Abreu que foi dobrado por David Mouchão e Telmo Galveia. 

                                                                                                       Pedro Sousa


O novilheiro português João D´Alva toureia dia 2 de Junho em Los Barrios.


                                                                                                     Foto D.R.

Espanha: Córdoba - Cartagena e Ventura pela porta grande.


Coruche tem corridas de toiros á portuguesa dia 7 de Julho e 17 de Agosto.



Ao que "parece" a Praça de Toiros de Coruche, abrirá as suas portas nos dias 7 de Julho e 17 de Agosto, para a realização de duas corridas de toiros á portuguesa. A 7 de Julho, actuam os cavaleiros, João Moura, António Telles, Manuel Telles Bastos e Miguel Moura, lidando-se toiros da ganadaria Ribeiro Telles, estando as pegas a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Coruche e São Manços. No dia 17 de Agosto, o cartel poderá ser constituído por Luís Rouxinol, João Telles Jr. e Marcos Bastinhas estando ainda por alinhavar o restante cartaz.

O curro de toiros "Passanha" para dia 10 de Junho em Santarém.









XVII Garraiada da Escola Superior Agrária de Viseu dia 30 Maio pelas 15 horas.


João Ferreira na quadrilha do matador de toiros Javier Castaño.


O bandarilheiro português João Ferreira, irmão do matador de toiros António João Ferreira "Tojó",  integra agora a quadrilha do matador de toiros espanhol Javier Castaño. Da quadrilha de Javier Castaño fazem parte os bandarilheiros, Marco Galán, Fernando Sánchez, e agora João Ferreira, assim como os picadores, Alonso Sánchez e Javier Martin Moreno, o moço de espadas Sergio Castaño e o ajuda de moço de espadas, David Huertos, sendo o diestro apoderado por Hipólito Sánchez.