sábado, 22 de abril de 2017

México: Aguascalientes - Morante de La Puebla, Artur Macias "El Cejas" e Luís David "Adame. 6 toiros de "Carmela" .

França: Apresentado o cartel e o videoclip para a encerrona de Juan Bautista em Nimes.

Vidéo clip présentation corrida en solitaire de Juan Bautista Nîmes 2017 from www.juan-bautista.com on Vimeo.

Monforte com "João Silva "Juanito" em Madrid.



Numa organização do Município de Monforte, tem lugar no dia 7 de Maio, uma deslocação a Madrid, com o objectivo de apoiar o novilheiro João Silva 'El Juanito', na novilhada em que este actua em Las Ventas. As informações e inscrições podem ser obtidas no Posto de Turismo de Monforte, até ao dia 3 de Maio. João Silva 'El Juanito', toureia no dia 7 de Maio, na Praça de Toiros de Las Ventas, em Madrid, alternando com os novilheiros, Ángel Jiménez e Aítor Darío 'El Gallo', na lide de novilhos de Conde de Mayalde.

Publicado o Cartaz para 27 de Maio referente á corrida na Daniel Nascimento.


Alguns dos toiros da ganadaria "Falé Filipe" para sairem ás arenas esta temporada (Fotos António Lúcio).








                                                                  Fotos D.R. António Lúcio - Barreira de Sombra

Concurso Ganadarias de Èvora a 4 de Junho.


A empresa Toiros e Tauromaquia de António Manuel Cardoso, prepara a apresentação  o cartel para a corrida do Concurso de Ganadarias em Évora. Para já sabe-se que a corrida concurso de ganadarias de Évora será dia 4 de Junho.

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Andreia Oliveira está de regresso ás arenas.



A cavaleira praticante Andreia Oliveira, regressa esta temporada ás nossas arenas, com o apoio do seu apoderado Florindo Ramalho.

Da "Galeana" solar dos "Murteira Grave" alguns dos toiros para esta temporada.







 


Fotos D.R. Florindo Piteira 

“Tauromaquias Daqui, Dali e do Outro Lado” na Azambuja a partir de dia 30 de Abril.


Grupo de Forcados amadores de Santarém com Festa de Campo sábado, 22 de Abril.



Santo António das Areias "Festival Taurino Misto a Favor do Lar de Idosos" é já no Sábado.




As datas para as Caldas da Rainha.


A praça de toiros das Caldas da Rainha abrirá as suas portas no próximo dia 21 de Julho. Depois a  tradicional data do 15 de Agosto voltará a receber publico e aficionados.

Espanha: Sanlucar de Barrameda, 28 de Maio, um cartel... muito especial:


México: Ciudad Lerdo homenageia "El Pana".


O malogrado matador de toiros mexicano, El Pana, irá ser homenageado um ano após a colhida que o vitimou. Assim no dia 1 de maio, em Ciudad Lerdo realiza-se o Festival na Praça de Toiros Alberto Barderas, para recordar uma figura da tauromaquia mexicana e mundial. O cartel é composto pelos diestros Javier Conde, José Mauricio, Calita e Antonio Lomelín con hastados da Ganadaria Santoyo.

O empresário Paulo Pessoa de Carvalho vai gerir a Praça de toiros de Moura em 2017 em duas datas tradicionais.


A empresa Toiros&Cultura vai gerir a Praça de Toiros de Moura em 2017. Entregue o taurodromo alentejano ao novo arrendatário, o empresário Paulo Pessoa de Carvalho, pretende organizar duas corridas em datas tradicionais. Uma corrida em Julho, por ocasião das Festas em Honra de Nossa Senhora do Carmo e a segunda na Feira de Setembro.

                                                                             Foto D.R.

Espanha: Ganadaria Miura festejou 175 anos com tentadero a campo aberto em "Los Gallos".

No dia de ontem, 19 de Março, realizou-se na Herdade de Los Gallos um tentadero a campo aberto para celebrar os 175 Anos da Ganadaria Miura. O dia de campo contou com a actuação dos matadores de toiros Pepe Luis Vázquez Silva e Eduardo Dávila Miura, juntamente com o jovem rejoneador Pablo Guerrero Domecq. Na parte equestre foram vários os “garrochistas” a participar, com destaque para a família Domecq e os próprios anfitriões Antonio e Eduado Miura. Também marcaram presença os ganaderos Leopoldo de la Maza, José Murube, Aurora Algarra, Juan Sánchez Fabrés, Álvaro Domecq, José Ignacio Charro, Álvaro Martínez Conradi, assim como muitos amigos e familiares.

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Festejos Populares: Alcochete e Samora Correia.





Espanha: O cartaz para 22 de Abril em Palma del Rio junta Manuel Diaz e Julio Benitez "Cordobés"


O cartaz para 14 de Maio em Salvaterra de Maio.


Em Coruche a tradicional Feira das Tasquinhas de 28 de Abril a 1 de Maio.


Monforte vai ter exposição dos 10 anos de Alternativa de Moura Jr .


ANGF suspendeu vários Grupos de Forcados.




COMUNICADO DA ANGF


Grupos Suspensos na ANGF


"Como foi transmitido na última AG da ANGF, os Grupos de Forcados deveriam enviar para a morada da ANGF informação e/ou os contratos das temporadas de 2015 e 2016.

Até esta data, estão por resolver/verificar/ esclarecer, logo em falta da ANGF os seguintes Grupos de Forcados:


- Temporada de 2015

Grupos de Forcados
GFA Ap Alandroal
GFA Ap B V Alcochete
GFA Arronches
GFA Cascais
GFA Portalegre
GFA Póvoa S. Miguel

- Temporada de 2016

Grupos de Forcados
GFA Ap Alandroal
GFA Ap B V Alcochete
GFA Beja
GFA Coimbra
GFA Monforte
GFA Portalegre
GFA Ramo Grande
GFA Salvaterra de Magos
GFA TT Montijo

Nesse sentido, os Grupos de Forcados mencionados anteriormente ficam SUSPENSOS na ANGF até remeterem para a nossa morada/mail a informação dos espectáculos que realizaram nas temporadas de 2015 e 2016.

Mais informamos que se algum destes Grupos atuar no período em que está SUSPENSO, será EXPULSO da ANGF.

Assim que recebermos esclarecimentos/informação/contratos dos Grupos indicados, a ANGF comunicará a todos, por mail, quem já regularizou a situação e levantará, por esse motivo, os efeitos SUSPENSIVOS a quem de direito."

A Direção da ANGF
José Fernando Potier
José Luis Gomes
Tiago Preste

Ganadaria Falé Filipe em reportagem no Canal do Campo Pequeno

Já está disponível um programa sobre a ganadaria Falé Filipe, cuja base genética assenta no encaste Domecq. Oportunidade para conhecer a sua história e perceber como em poucos anos atingiu um lugar de destaque na nossa tauromaquia. Este programa inclui a tenta de um novilho que prestou provas para semental, lidado por António João Ferreira e que contou com as orientações do matador Rui Bento. No canal 165 da MEO ou no Videoclube da NOS.


São Manços: verdade do toureio a cavalo frente ao toiro da verdade.


São Manços: Domingo de Páscoa, sol, publico a preencher cerca de 3/4 da lotação da bonita praça alentejana de São Manços. Cavaleiros jovens - toureiros de dinastia frente a toiros rematados, sérios apanágio das ganadarias "Veiga Teixeira" e "António Lampreia". Grupos Forcados Amadores de Évora e São Manços - sã rivalidade e competição de dois Grupos genuinamente alentejanos. Ingredientes mais que suficientes que o empresário Rui Palma soube reunir num só cartel vocacionado para o êxito do toureio a cavalo á portuguesa - o toureio com verdade imposto pela seriedade do toiro toiro. Ao contrário daquilo que hoje é "vendido" por certas empresas e corroborado por determinada imprensa, não houve "figurões de importação" e muito menos murubes toc toc, até que sem esses a "orquestra desafina." Mas passemos á corrida que ninguém tem culpa da minha azia. Marcos Tenorio foi o primeiro cavaleiro em praça e como sempre saiu decidido á contenda. com o seu toureio de largo, cites de praça a praça, a esperar o toiros, dando-lhe todas as vantagens, rubricou uma lide que chegou ao publico, rematada com o tradicional par de bandarilhas. No quarto da tarde voltou o cavaleiro de Elvas a praticar o seu toureio sério, lidando a gosto, mexendo no toiro colocando-o nos terrenos eleitos, para depois cravar com acerto. O par de bandarilhas com que encerrou a sua actuação foi de nota maior. Miguel Moura saiu decidido a agradar. Praticando o seu toureio de características mourista, tentou de agarrar logo de inicio das lides os toiros que lhe couberam em sorte, os menos colaborantes da tarde. O jovem cavaleiro de Monforte brilhou a espaços, apesar de não conseguir redondear as lides. Valeu a entrega apesar do resultado final menos conseguido. Rouxinol jr está sem duvida alguma preparado para passar a profissional. Integrando cartéis importantes, Luís Rouxinol jr vem trilhando um percurso de afirmação e com mérito próprio. O seu toureio é intuitivo, não concedendo facilidades aos alternantes, chega com facilidade ao publico, pelo "atrevimento" que exibe frente aos toiros - risco que os mais jovens devem correr  e demonstrar no toureio que praticam... quando se quer chegar longe. E assim sendo a competição neste espectáculo surgiu entre o de Pegões  e o de Elvas, o que acabou por dar ênfase ao espectáculo e captar a atenção do publico. No final o júri decidiu atribuir o prémio á melhor lide a Rouxinol jr. Quanto ás pegas houve valentia patenteada nos dois grupos para levarem de vencida os "Teixeiras" e "Lampreias". Por Évora pegaram Dinis Caeiro à primeira, Rui Gomes á quarta tentativa e Ricardo Sousa também à quarta Já pelos Amadores de São Manços pegaram João Fortunato à primeira tentativa, Jorge Valadas à segunda e José Quintas também à segunda tentativa. O troféu para o melhor Grupo coube aos Amadores de São Manços. Dirigiu Agostinho Borges assessorado pelo Dr. Matias Guilherme.

                                                                                                 Paulo Labourinhas
                                                                                                      
                                                                                                         Foto D.R.

terça-feira, 18 de abril de 2017