quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Tomar "nos sessentas anos do Grupo Forcados da Cidade do Nabão os "Vale Sorraia" não facilitaram."


No passado sábado a praça de toiros de Tomar abriu portas para a realização da corrida de toiros integrada nas comemorações do 60º aniversário dos Amadores de Tomar. Pouco mais de meia casa preenchida de publico e um cartel composto por duas figuras do toureio, António Telles e Rui Salvador e Marcos bastinhas, cavaleiro de dinastia da nova geração que corrida após corrida vem firmando um percurso importante e certamente um dos valores seguros da actualidade. No tocante a toiros lidou-se um curro da ganadaria de "Vale Sorraia" que saiu em tipo e a pedir contas aos toureiros, fugindo do padrão murubenho tão em moda. Os três cavaleiros entenderam-nos bem e se a Telles e Salvador valeu o traquejo e o "cuajo" de algumas décadas já em figura do toureio, a Bastinhas foi o valor,"atrevimento" e emoção imposto pelo seu toureio aos do Sorraia, que apimentaram a noite e redondeou as suas lides. Quanto ao Grupo Forcados Amadores de Tomar a noite foi uma dura prova do valor que é necessário ter para ir á cara de um toiro. E a atestá-lo lá estava esse aficionado e fotografo, que tem imortalizado momentos únicos das jaquetas; refiro-me claro a "Chaparreiro"; também o Pedro Fontória, a ilusionada Susana Freitas e...

                                                                                Luís Nunes













































terça-feira, 23 de agosto de 2016

Antonio Telles lidará no Campo Pequeno o Centésimo oitavo "Grave" da sua carreira


A ganadaria Murteira Grave tem sido determinante para António Ribeiro Telles. "Ao longo da minha carreira têm sido muitos os triunfos que obtive com toiros da ganadaria Murteira Grave", refere o cavaleiro que recorda, em particular dois toiros, um lidado em Coruche, e outro no concurso de ganadarias de Évora. "Há 5 ou 6 temporadas atrás, não estou agora seguro, lidei em Coruche um 'Grave' extraordinário, um toiro de pelagem amarela, que foi tão bom que o Joaquim (Murteira Grave) o levou para o campo para o testar como semental". Uns anos antes, tinha lidado no concurso de ganadarias de Évora, um toiro que me proporcionou um dos maiores êxitos da minha carreira, mas ao mesmo tempo um dos êxitos mais suados de sempre".
E António Telles explica porquê: "Era um toiro bravo, mas de uma bravura extremamente violenta. Lidei-o com um cavalo extraordinário que tive, o 'Gabarito' e as coisas embora tenham sido duras, correram muitíssimo bem…tão bem que é um dos toiros que mais recordo na minha carreira".
Afirma ter uma admiração "muito especial pelo modo, competência e saber com que Joaquim Murteira Grave vem orientando a ganadaria". Pelo que já se informou sobre os seis toiros que virão para o Campo Pequeno "trata-se de animais com excelente 'reata', o que é sempre agradável saber, e com um trapío absolutamente irrepreensível. Um 'corridão' sem dúvida".
Relativamente à corrida, propriamente dita, entende tratar-se de "uma das mais prestigiadas da temporada, uma corrida de grande visibilidade e que contribuirá positivamente para a divulgação da festa de toiros", sublinhado ainda o prazer que sente em fazer parte do seu cartel e a responsabilidade artística que pesa sobre os seus ombros.
António Ribeiro Telles formula ainda um desejo: "Para além de eu querer triunfar, queria também que esta corrida fosse um triunfo de nós todos, cavaleiros forcados e ganadero, o que significaria também um grande triunfo da festa".
A "LII Corrida da RTP" tem no seu cartel os nomes dos cavaleiros António Ribeiro Telles, Luis Rouxinol e Marcos Bastinhas, estando as pegas a cargo dos grupos de forcados amadores de Santarém e do Aposento da Moita, capitaneados, respectivamente por João Grave e José Maria Bettencourt, os quais se apresentam no Campo Pequeno, pela primeira vez nas chefia dos seus grupos. Lidam-se seis imponentes toiros de Murteira Grave.
A anteceder a corrida, actuará o grupo musical "Sangre Ibérico", projecto musical que cruza no seu reportório o fado e o flamenco, duas expressões da cultura musical ibérica que, por sua vez, estão intimamente ligadas ao mundo do toureio.

"João M. Branco separa-se dos apoderados espanhóis".

Em nota de imprensa enviada o cavaleiro João Maria Branco separou-se dos seus apoderados espanhóis Ignacio Rios e Pepe Cotán (foto), uma união que durou duas temporadas e cujo final o "Farpas" já adiantara como certo há umas semanas. Branco, que este ano não toureou uma corrida em Portugal e em Espanha tem participado apenas em festejos de pouco relevo e em praças secundárias, pretende revitalizar a sua carreira e a sua equipa já no próximo ano, devendo anunciar todos os seus novos projectos muito em breve, que passam, em Portugal, por novo apoderado.


"Ilusão, entrega e respeito pelo público": os 3 pilares que motivam Marcos Bastinhas


Ilusão, entrega e respeito pelo público constituem os três pilares que motivam diariamente o trabalho do cavaleiro Marcos Bastinhas para que a corrida em que participa no Campo Pequeno, na próxima quinta-feira, tenha em si um triunfador.
“Na ilusão, englobo o meu desejo de, a cada dia que passa, aperfeiçoar a minha forma de tourear, a qual é fruto da minha entrega diária, na preparação dos cavalos e na compreensão do toiro. Nunca defraudar o público é para mim ponto de honra e ao Campo Pequeno um artista só pode vir com um objecto: Triunfar!”, concretiza,
Marcos Bastinhas manifesta o maior respeito e admiração pela trajectória profissional dos seus alternantes que serão António Ribeiro Telles e Luis Rouxinol: “António Ribeiro Telles é um cavaleiro que dá sempre gosto ver tourear. É um verdadeiro senhor da tauromaquia”. Quanto a Luis Rouxinol, classifica-o como “uma grande figura, um cavaleiro que está sempre preparado para dar e dá sempre o melhor de si”.
Manifesta também o maior respeito pelos grupos de forcados amadores de Santarém e do Aposento da Moita, “dois grupos de enorme prestigio e cujos cabos, forcados que muito admiro, o João Grave e o José Maria Bettencourt, estarão pela primeira vez no Campo Pequeno nessa funções. Aos dois novos cabos desejo as maiores felicidades nesta etapa das suas vidas, à frente de tão prestigiados grupos”.
Quanto ao que o púbico pode esperar de Marcos Bastinhas, é peremptório: “Luto com as minhas próprias armas: trabalho e vontade de triunfar qualquer que seja a praça. O Campo Pequeno, pela sua condição de ‘Catedral Mundial do Toureio a Cavalo’ é a praça de maior responsabilidade e, por isso, estou contando os dias que faltam para a corrida, sentindo em mim uma cada vez maior vontade de triunfar. E faço votos para que o triunfo seja não só meu, mas igualmente dos meus alternantes e do ganadero”.
Manifesta também o seu apreço pelo curro da ganadaria Murteira Grave que será lidado na quinta-feira: “É uma ganadaria do máximo prestigio em todo o mundo taurino. Leva ao Campo Pequeno um curro magnífico de trapio o qual, por certo, irá proporcionar momentos de grande emoção e verdade. Emoção e verdade é algo que tem de estar sempre presente na festa de toiros. Sem emoção, o espectáculo tauromáquico perde o seu principal aliciante. Mas não me parece ser difícil vaticinar que este curro vai proporcionar arte e emoção, ou seja: a verdade, que tanta falta faz à Festa”.
A anteceder esta que será a 52ª Corrida RTP, às 21h45, actuará o grupo “Sangre Ibérico”, um dos mais interessantes projectos musicais surgidos em Portugal nos últimos tempos, fortemente influenciados pelo flamenco, e pelo fado, revelados ao grande público no “Got Talent Portugal”, emitido na RTP1.



Carregado recebe Festival Solidário no dia 3 de Setembro.


A solidariedade das gentes da Festa dos Toiros será demonstrada uma vez mais na temporada portuguesa com a celebração no próximo dia 3 de Setembro pelas 18:00 horas de uma festival taurino a favor da Paróquia da referida localidade. Inserida das Festas de Nossa senhora de Fátima o espetáculo contará com a presença dos cavaleiros Ana Batista, Manuel Telles Bastos e Marcelo Mendes, os espadas Vitor Mendes, António João Ferreira e o novilheiro Joaquim Ribeiro “Cuqui”, estando as pegas a cargo dos amadores do Ribatejo. Lidam-se exemplares das prestigiadas de Pinto Barreiros, São Torcato, Santa Maria, Francisco Romão Tenório e Falé Filipe.

LII Corrida TV. Praça de toiros do Campo Pequeno, quinta-feira 25 de Agosto.


Ultima corrida da feira taurina em "Abiul" - Cavaleiros e forcados venceram os de "Cunhal Patricio".

Encerrou a Feira Taurina de Abiul uma corrida á portuguesa que contou com a participação dos Cavaleiros Marcos Bastinhas e Luis Rouxinol jr (praticante) e do rejoneador colombiano Jacobo Botero. Frente a um curro bem apresentado de "Cunhal Particio" que denotaram alguma mansidão e génio estiveram também os Grupos Forcados do Aposento do Barrete Verde de Alcochete e Alter do Chão. Bom ambiente nesta nocturna que encerrou a feira, a qual viu meia casa da sua lotação preenchida. Quanto aos cavaleiros, Marcos Bastinhas regressou nesta corrida após a queda sofrida na Nazaré que fez perder quatro corridas, tendo rubricado duas boas actuações. Não abdicou do seu toureio com cites de largo e a esperar pelas investidas dos toiros, assim como não poderia faltar o par de bandarilhas no ultimo do seu lote. O rejoneador Jacobo Botero teve alguma dificuldade em levar de vencida os seus oponentes, que também não foram fáceis, com duas actuações que brilharam a espaços, faltando alguma ligação nas mesmas. Deu volta á arena e escutou os aplausos do publico em ambos. Luis Rouxinol jr voltou a demonstrar a boa forma que tem evidençiado, sendo um jovem cavaleiro praticante bulidor e noção do toureio, o que o tem feito integrar cartéis e ombrear com os profissionais. nota positiva uma vez mais para o de Pegões. Quanto aos forcados as fotos de Susana Freitas mostram a entrega dos Grupos perante as investidas duras dos de "Cunhal Patrício".

                                                     Luís Nunes




As pegas pelos Grupos Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete e de Alter do Chão.

































































ambiente...

















                Fotos Susana Freitas