terça-feira, 28 de março de 2017
Festival Taurino em Ourique: entre o cinza e o dourado!
No sábado o festival taurino em Ourique reuniu a atenção dos aficionados. A favor dos bombeiros locais a demonstrável erguida em Ourique registou uma boa afluência de publico. Seis cavaleiros integraram o cartel deste festejo rubricando lides com diversas matizes: entre o cinza e o dourado. Os exemplares enviados pelos irmãos Carreira serviram na sua generalidade com destaque para o lidado em quarto lugar. Quanto a apresentação - tratou-se de um festival. No que diz respeito ás actuações dos cavaleiros, podemos afirmar que este festival teve duas partes bem definidas. Tito Semedo encarregado de abrir o espectáculo (sempre ingrato) esteve discreto apesar da entrega que sempre subscrevem as suas actuações. António Brito Paes uma vez mais adornou a sua actuaçao com o habitual arranjo das montadas. Já no plano toureiro cumpriu. Marcos Tenório sempre muito encastado, patenteou uma actuação de inegável valor, pisando aqueles terrenos que pesam e já habituou o publico. E com Marcos Tenório iniciou-se a "reviravolta artística" neste festejo. Assim João Telles jr frente ao melhor novilho da tarde, deu resposta a Marcos Bastinhas, lidando a gosto e com acerto para cravar na medida certa, agradando também ele ao publico. Miguel Moura aparece neste festival através da substituição do seu pai. Com entrega e uma queda devido ao mau estado da arena, teve mérito o seu desempenho, cumprindo como se exige. Finalmente o cavaleiro praticante Luís Rouxinol Jr. esteve lidador, desenvolvendo uma actuação com calibre artístico e firme. Falando agora das pegas: pelos Amadores de Cascais pegaram Luís Barbosa e Joel Carvalheiro (ambos à 1ª), pelos Amadores do Redondo foram á cara dos novilhos João Calado (3ª tentativa) e André Ramalho (1ª) e pelo Grupo de Beja, pegou Paulo Marques (1ª) e Guilherme Santos ( 1ª ) dobrando José Tiago que recolheu á enfermaria. "Bom" é a nota com que classificamos este festival.
Felipe Calado
Fotos D.R. Hugo Calado
segunda-feira, 27 de março de 2017
Completo o cartaz de dia 27 de Maio em Coruche.
A empresa “De Caras, Tauromaquia, Lda, esta temporada á frente dos destinos da Praça de Toiros de Coruche, tornou publico as ultimas duas ganadarias que irão lidar um touro no próximo dia 27 de Maio na cidade do Sorraia. Assim serão as ganadarias São Torcato e Canas Vigouroux, que se juntam ás já anunciadas de Vale Sorraia, Cunhal Patrício, Pinto Barreiros e Branco Núncio. O cartel composto pelos cavaleiros António Telles, Luís Rouxinol e João Salgueiro da Costa e Forcados Amadores de Coruche e Alcochete, fica assim rematado.
Amanhã apresentação da "Taurisa" na sala de Actos do Instituto de Agronomia de Lisboa.
A Taurisa”, Tertúlia Tauromáquica do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, vai ser apresentada oficialmente amanhã, terça-feira, 28 de Março de 2017 pelas 17 horas na sala se Actos do Instituto Superior de Agronomia em Lisboa. A mesa de oradores será composta pela Professora Dra. Luísa Jorge (docente na Faculdade de Medicina Veterinária) Duarte Pinto (ex-aluno do Instituto e cavaleiro profissional) e Hélder Milheiro (representante da Prótoiro), sendo a moderadora desta apresentação Madalena Dias Gomes, Presidente da Direção da “TAURISA”.
Subscrever:
Mensagens (Atom)