terça-feira, 1 de maio de 2018

"David Gomes - A caminho da alternativa Vila Franca de Xira, 6 de Maio" (spot publicitário).

Concurso de Ganadarias de Èvora: faltam só já 18 dias, para que se cumpra a tradição!


Luís Rouxinol

Victor Ribeiro

Marcos Bastinhas

                                                                                          Fotos D.R.

México: Monterrey - Sebastien Castella triunfa no toiro que regalou ao publico.


México: Aguascaliente - "Espartaco" indultou toiro da ganadaria de "Teofilo Gomez".


O cartaz da corrida do 10 de Junho em Reguengos.


Apresentado o cartaz para a corrida de toiros, que se realizará a 10 de Junho em Reguengos de Monsaraz. Neste espectáculo o cavaleiro João Moura, será homenageado pelos seus 40 anos de alternativa, sendo o restante cartel composto pelo rejoneador Pablo Hermoso de Mendoza e do cavaleiro João Moura Caetano. Nas pegas os Amadores de Montemor e Monsaraz. Serão lidadas toiros de Mª Guiomar Cortes Moura.


domingo, 29 de abril de 2018

Passedoble perpetua a memória do grande aficionado e periodista Ribatejano Sérgio Perilhão.


O compositor António Maria Catalão Labreca, autor de alguns dos mais sonantes pasodobles, compôs uma peça que vai perpetuar a memória de um dos homens que fica na História do Ribatejo- Sérgio Nunes Perilhão. O músico, natural de Alcochete, era amigo e admirador de Sérgio Perilhão. “Não podia ficar indiferente a um pedido destes. Fiz esta obra com muito gosto e espero que o público aprecie”, revela o compositor.  O pasodoble com o nome do homenageado será apresentado no Encontro de Bandas Taurinas no dia 1 de Maio, no Centro Cultural de Samora Correia. A interpretação está confiada à Banda da Sociedade Filarmónica União Samorense (SFUS) dirigida pelo Maestro Nuno Carvalho que vai ter um mano-a-mano com a Banda da Sociedade de Instrução Coruchense, de Coruche. O regente da banda da SFUS é músico profissional e integra o nipe de bombardinos na Banda Sinfónica da GNR ao lado do amigo António Labreca. Nuno Carvalho confessa o entusiasmo neste projecto. "Todos nós temos consideração pelo homenageado. Foi fácil motivar os músicos e esperamos que saia muito bem", revela o maestro que promete integrar o pasodoble no repertório de Verão da banda. Sérgio Perilhão faleceu a 12 de janeiro de 2015 e desde logo surgiu a ideia de homenagear o gestor que conhecia a maioria dos campinos, ganaderos, cavaleiros, bandarilheiros, toureiros e forcados pelo nome. O malogrado, era filho de campino e viveu intensamente a cultura tauromáquica popular. Era presença regular nas festas tradicionais do Ribatejo e nas corridas de touros. António Relvado, investigador das tradições ribatejanas ligadas à festa brava e amigo pessoal de Sérgio Perilhão foi um dos mentores do projeto. “É uma justa homenagem a um homem que tanto fez por Samora Correia, pelo Ribatejo e pelas mais genuínas tradições desta região. Sérgio Perilhão foi um verdadeiro embaixador e promotor do Ribatejo e da Festa Brava”, adianta António Relvado. Sérgio Perilhão foi crítico taurino em vários jornais e na Revista Novo Burladero e fica para a história como um dos mais dedicados associativistas de Samora Correia, tendo liderado várias colectividades e comissões de festas. Esteve na origem da Rádio Iris onde realizou um dos programas de maior audiência - “Ribatejo” - dedicado à Festa Brava, uma das paixões de Sérgio Perilhão. A sua última obra foi a recuperação da fachada da Igreja Matriz de Samora Correia onde comandou a equipa de voluntários com um projeto de mais de 1,5 milhões de euros. Depois da apresentação pública, a peça será confiada à banda da SFUS fica disponível para mediante autorização do autor poder ser interpretada pelas bandas taurinas e divulgada nas festas ribatejanas. As imagens e grafismo do CD foram oferecidas pelos aficionados Manuel Pereira e Joaquim Júlio Correia.

México: ontem em Aguascalientes toiros condicionam o êxito aos artistas.

França: toiros de Miura e Palha lidam-se a 22 de Julho em S. Vicent de Tyrosse.

No Centro Cultural de Samora Correia está patente ao publico a exposição "Corpo a Corpo".




Na Galeria do Centro Cultural de Samora Correia está patente ao público desde ontem e até ao próximo dia 30 de Junho a Exposição "Corpo a Corpo" que junta fotografias, pinturas, escultura e cerâmica de temática taurina, com obras de Adélia Sousa, Armando Alves, Estevão Nunes, Florindo Piteira, Pático, Pedro Batalha, Maria João Mil-Homens, Mónica Santa Bárbara, Rui Fernandes, Sónia Lapa e Victor Cartaxo.

Henrique Carvalho Dias edita a "Essência do Toureio".


O fotografo Henrique Carvalho Dias, editou mais um livro, desta feita intitulado ‘A Essência do Toureio’, que aborda a passada temporada. Esta obra pode ser comprada através do e-mail, revtoiros@zonmail.pt 

O cartaz para 26 de maio em Santo António das Areias.


                                                                                                                                            Foto D.R.

Preços Especiais para a juventude no Cartaxo.


"Com o intuito de promover a entrada dos jovens nas arenas portuguesas, a organização do espectáculo que terá lugar no próximo dia 1 de Maio na carismática praça de toiros do Cartaxo, tem disponível bilhetes com preços especiais para os jovens até aos 16 anos. Cinco Euros é o valor da entrada para crianças e jovens, num espetáculo onde se promovem os jovens valores da nossa tauromaquia num evento de cariz solidário, a favor do Jardim de Infância do Cartaxo. O espectáculo promovido pela Junta de Freguesia do Cartaxo e Vale da Pinta contará com a presença dos cavaleiros Francisco Correia Lopes, Ricardo Cravidão e Manuel Oliveira, os forcados amadores do Cartaxo, e dos jovens espadas Rui Jardim (Academia Campo Pequeno), João Carranca (Escola Vila Franca) e Filipe Martinho (Escola da Moita do Ribatejo). Lidam-se novilhos das divisas de Dr. António Silva e Silva Herculano a cavalo, e São Torcato nas lides a pé. No próximo dia 1 de Maio pelas 17:00, venha ao Cartaxo e apoie o Futuro da Festa Brava!"