"A Rádio Campanário teve esse mérito ao incluir a componente do toureio a pé no seu festival e, o resultado, não defraudou os aficionados ao toureio eterno. Ao toureio de Pedro Romero, Guerrita, Gallito, Belmonte ou Manolete e que chegou aos dias de hoje com um grande naipe de figuras do toureio e jovens promessas. Assumo que foi esta a componente que me levou a Vila Viçosa. Logicamente que defendo o toureio à portuguesa, quando ele não é repetitivo, ou cópias de cópias. Quando é puro e personalizado... Saíram para a lide a cavalo exemplares de Maria Guiomar Cortes Moura, Calejo Pires, Romão Tenório e de Pedro Gutierrez "Nino de La Capea (que esteve presente) o encaste Murube. Para a lide a pé foram três os exemplares de Manuel Calejo Pires (encaste Domecq). Nos lidados a cavalo, destaque para o de Romão Tenório (que permitiu volta ao ganadeiro de Arronches) e de Capea, lidado por Leonardo Hernández. Rui Fernandes esteve por cima das condições de lide do exemplar de Maria Guiomar Cortes Moura. O seu conhecimento do touro e dos terrenos, permitiram a Rui Fernandes uma lide em que não houve grandes momManuel Telles Bastos teve que se aplicar, para contrariar as dificuldades do encastado mas com complicações exemplar, da Herdade dos Cabreiros, com a divisa de Manuel Calejo Pires. Sacou da “escola da Torrinha” e sobrepôs-se às dificuldades, deixando um ou outro ferro a merecer os aplausos do conclave, sem poder atingir grandes momentos. João Moura Jr. recebeu o de Romão Tenório, dobrando-se bem, que de início foi "andarín", não com o tranco característico dos murubes mas, incomodativo porque não se fixava. Porfiando João Moura Jr. conseguiu que o seu antagonistas se templasse, permitindo-lhe uma lide com ferros frontais, com entrada ao pitón contrário, remates toureiros e os galopes a duas pistas. Uma lide que chegou ao público pela entrega final do de Romão Tenório e pela actuação do de Monforte, que permitiu no final volta à arena ao cavaleiro, ganadeiro e forcado.entos de toureio a cavalo mas, a actuação asseada, que nestas condições é o que se impõe. Leonardo Hernández, deixou dito na arena da Praça de Vila Viçosa porque é um dos três rejoneadores mais importantes do país vizinho. Raiou a grande altura na lide do bom exemplar de Pedro Capea. Um toureio variado, preocupando-se em citar e colocar os ferros de frente, com verdade e sempre bem rematados. Veio depois a parte do rejoneo com as levadas da montada, a colocação das bandarilhas curtas e a rosa, com desplantes da montada na cara do novilho. Leonardo deixou grandes expectativas para o mano-a-mano com Diego Ventura em Madrid..."
e a pé as faenas em video dos matadores de toiros...
"Os Forcados de Évora (uma pega à primeira e outra à segunda) e Académicos de Elvas (uma à primeira e outra à terceira) não tiveram grandes problemas nas pegas.
Dirigiu Agostinho Borges e registou-se meia casa forte, perto dos três quartos, em tarde de sol mas muito fria." (Fernando Marques in "Planetadostouros"